RMB terá chuvas fortes e temperatura alta em setembro, diz Inmet

Semelhante a agosto, precipitações serão em forma de pancadas e temperaturas irão variar de 36 a 39°C no Pará

Eduardo Rocha
fonte

Os paraenses devem se preparar para chuvas fortes, principalmente, à tarde, e temperaturas altas no mês de setembro, de acordo com previsão do tempo a cargo do 2º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sediado em Belém. "A previsão é de no período da tarde ocorrerem chuvas em forma de pancadas, que, por vezes, podem ser de forte intensidade, acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento por curto período de tempo, devido à formação de nuvens cumulonimbus (que produzem tempestades severas com descargas elétricas)", destaca José Raimundo Souza, meteorologista do 2º Disme do Inmet.

Ele informa que as condições do tempo na Região Metropolitana de Belém devem ter pouca diferença em relação ao mês de agosto, ou seja, deverá predominar estado do céu parcialmente nublado com períodos de claro ao amanhecer, alternando com períodos de claro a parcialmente nublado, por vezes evoluindo à tarde para nublado com curto períodos de encoberto, momento em que devem acontecer pancadas de chuvas em áreas isoladas, algumas de forte intensidade.

VEJA MAIS

image Chuva desta segunda provoca mais alagamentos em Belém
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre 11h e 15h, choveu 7,1% do volume máximo previsto para abril

image Estrutura do Marine Club despenca após fortes chuvas; local consta na agenda de visita de Lula
Uma caminhonete que estava perto do local foi atingida

image Estrutura da entrada do Hangar despenca após fortes chuvas na tarde desta quarta-feira (31)
O arranjo é usado para decorar o local, que recebe visitantes para a 25ª Feira do Livro e das Multivozes

Em agosto, o Inmet verificou o total pluviométrico mensal de 103.3 milímetros, ficando abaixo da media de 128.6 milímetros, registrado  na estação convencional do Instituto. No mês de agosto, em 18 dias, não foram registradas chuvas, e ocorreu grande variabilidade na distribuição das chuvas, tanto que dois dias somaram 60 milímetros, porque ocorreram uma chuva de 31 milímetros e outra de 29 milímetros. As demais chuvas verificadas no período foram de curta intensidade e duração.

Os fenômenos atmosféricos mais frequentes nesse mês, como repassa o Inmet, são brisas marítimas e linhas de instabilidades. Entretanto, por causa da forte convecção atmosférica, é favorecido o desenvolvimento de nuvens cúmulos e cumulonimbus, causando pancadas de chuvas, a maioria de fraca intensidade e curto período de tempo.

Chuvas e temperatura

A média de chuvas é de 120 milímetros do mês de setembro para a Região Metropolitana de Belém; a previsão é ficar acima da média em torno de 20%, considerando ainda o fenômeno La Niña (caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano) que está atuante no Oceano Pacífico Equatorial, embora de fraca intensidade, de modo que a circulação de ventos está favorável a interagir no estado do Pará.

Sobre as temperaturas em Belém e Região Metropolitana, a previsão do Inmet é de que a máxima estará variando, na maioria dos dias, entre 33,5 a 35.5°C, "porém, é possível que eventualmente em alguns dias alcance até 36.0°c e as mínimas possam ficar entre 22.5 a 24.5°C", afirma José Raimundo.

No Estado do Pará de modo geral e no Sul e Sudeste deverá predominar tempo seco, porém "devem ocorrer em alguns municípios as primeiras pancadas de chuvas em áreas isoladas, que devemos constatar ao final do mês nas cidades de Xinguara, São Félix do Xingu, Conceição do Araguaia e  outros municípios nos arredores; os totais pluviométricos devem ficar entre 50 milímetros e 110 milimetros", ressalta o meteorologista. As temperaturas máximas no Sul e Sudeste do Pará devem ficar entre 35.0 a 39.0°C.

 

Semas estima que nordeste do Pará terá mais chuvas

Núcleo de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) avalia que o mês de setembro é o período de transição entre os tempos seco e chuvoso, por isso, será marcado por incidência cada vez maior de chuvas no Pará, principalmente a partir da segunda quinzena.

Deverá chover mais nos municípios das regiões Nordeste, oeste da Calha Norte e Sudoeste, com média em torno de 100 mm/mês. No Sul do Pará, os movimentos descendentes que dominam a região central do Brasil no período seco, já começam o processo de enfraquecimento, dando início ao período de transição, uma vez que climatologicamente a segunda quinzena de setembro já dará suporte para os primeiros eventos de aproximação e interação com as frentes frias.

 

"Em geral, setembro deverá apresentar chuvas dentro do normal climatológico na maior parte do estado, nas regiões Nordeste, na Região Metropolitana de Belém, em parte do Marajó, no Baixo Amazonas e na região Sudoeste. Em parte das regiões Sudeste e Marajó, as configurações atmosféricas associadas a fatores locais indicam anomalias de chuva abaixo do normal. No entanto, não se descarta a ocorrência de pontos isolados de chuvas, principalmente na região Sudoeste”, informou Antonio Sousa, meteorologista da Semas.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM