CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Protesto de moradores fecha Avenida Independência, em Ananindeua

Moradores do Conjunto Nova Esperança reivindicam obras. Arterial 18 já foi liberada

Dilson Pimentel
fonte

Moradores dos conjuntos Nova Esperança 1 e 2, no bairro do 40 Horas, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, voltaram a fechar a avenida Independência e Arterial 18, na manhã desta segunda-feira (26). O protesto já dura seis horas.

Uma lona já foi montada no local para proteger os moradores do sol forte. Alguns já se sentaram em sofás velhos colocados nas pistas da Independência. Com o  acampamento, as lideranças demonstram que a intenção é não suspender o bloqueio tão cedo.

O fechamento das pistas da Arterial 18 com estrada da Providência foi suspenso às 10h. As duas pistas da Independência continuam fechadas. Guarnições da PM foram à avenida e tentam contornar a situação. Moradores e PMs continuam negociando e aguardam posicionamento da Prefeitura de Ananindeua.

A reportagem da redação integrada de O Liberal segue acomnpanhando o bloqueio.

Logo mais cedo, o ato se concentrava na rotatória da Avenida Arterial 18, na Cidade Nova 8, mas vários outros pontos de bloqueio nas redondezas tanbém foram registrados. Este foi o terceiro ato que a comunidade realiza apenas este ano reivindicando melhorias na comunidade. Outros já foram registrados no ano passado.


COBRANÇA POR OBRAS

No ato desta manhã, os moradores bloqueiam a via com madeiras, galhos de árvores e pneus, além de colchões e geladeiras velhas, e outros objetos. Durante todo esse tempo, o trânsito está prejudicado. Eles dizem que a ação será suspensa somente com a ida de representante da Prefeitura de Ananindeua no local. 

Em agosto e setembro deste ano, a população já reivindicava a pavimentação asfálticas de seis vias dos conjuntos. Ainda segundo os moradores, as obras constariam como concluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (mais conhecido como PAC 1), lançado pelo governo federal em 2007 e finalizado em 2010.

OUTRO LADO

Em nota publicada no início da tarde, a Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) de Ananindeua disse que as ruas San Remo e Jader Dias fazem parte de um convênio de emenda federal, e que a secretaria está aguardando o repasse de verbas para que a empresa possa acelerar os serviços.

A Sesan disse ainda que, mesmo assim, o trabalho está sendo realizado, só que em ritmo lento. A Prefeitura de Ananindeua informou ainda que engenheiros da Sesan estão no local para "mais uma vez explicar aos moradores porque o ritmo da obra diminuiu, já que o motivo já foi informada aos representantes da comunidade".

Segundo a administração municipal, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Semutran) e da Guarda Municipal de Ananindeua estiveram no local do protesto para tentar ordenar o trânsito na Independência.

Confira a resposta dada pela prefeitura em setembro, quando outro protesto aconteceu na Independência com as mesmas cobranças dos moradores do conjuto Jardim Esperança.   
 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM