CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Programa de integração é implantado neste sábado; confira as linhas do Integra Belém

A implantação de novos serviços e alterações de linhas do transporte público está prevista para acontecer em três etapas

Laís Santana / O Liberal
fonte

Neste sábado (13) começa a funcionar o programa Integra Belém, um projeto da Prefeitura de Belém, realizado por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que integrará as linhas de ônibus da capital paraense, com objetivo de oferecer mais qualidade ao transporte público coletivo, otimizar o tempo das viagens e facilitar o acesso a diversos pontos da cidade. O projeto foi apresentado durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (12). 

A implementação de novos serviços e alterações de linhas do transporte público está prevista para acontecer em três etapas, sendo as duas primeiras nos dias 13 e 27 de novembro e a terceira no mês de dezembro. Nessa primeira etapa as mudanças atingirão os usuários de Outeiro, Icoaraci e que moram ao longo da Avenida Augusto Montenegro, como os conjuntos Maguari e Satélite, e da Marambaia.

“Uns sofrerão um impacto maior e outro menor, mas ao longo do corredor assim como no Terminal Mangueirão, vão estar sendo disponibilizadas a integração física de novos destinos. A partir do Mangueirão o usuário poderá acessar a UFPA, o aeroporto, o Ver-o-Peso, a Presidente Vargas”, afirmou Ana Valéria Borges, superintendente da Semob. 

image Programa foi apresentado a imprensa durante coletiva na tarde desta sexta-feira (12) (Thiago Gomes / O Liberal)

O programa prevê a operação do Terminal Mangueirão com capacidade máxima para permitir a integração do serviço, por meio das linhas alimentadoras vindas dos bairros. Os terminais Maracacuera e Tapanã também fazem parte do sistema de integração e receberão as linhas integradoras dos bairros.  

“Eu acho que isso vai ser muito importante para a população porque trata-se de uma grande infraestrutura que estava ociosa e que agora nós vamos colocar em operação. Não é somente para otimizar o serviço de transporte público, mas principalmente para ampliar as possibilidades de deslocamento da população de uma forma mais racionalizada”, destaca Borges. 

Foi anunciada a criação de seis novas linhas para Outeiro e algumas das já existentes sofrerão alteração de itinerário. As linhas Fama/Maracacuera, Itaiteua/Maracacuera e a circular Icoaraci/Outeiro (que será implantada na segunda fase do projeto, no dia 27 de novembro) são as novidades. A mudança vai garantir a melhoria do serviço de 18 linhas no distrito.

Outra novidade é para a linha Outeiro Brasília/São Brás que no horário de pico, manhã e noite, seguirá pela canaleta do BRT. Já a linha Outeiro/Itaiteua, também, nos horários de pico, seguirá por fora da via expressa. Nos horários de entre-pico, essas linhas farão a integração no terminal Maracacuera, permitindo ao usuário escolher os destinos. 

 “Como é fase de transição, vamos analisar essa implantação dos serviços e efetuar os ajustes necessários, se houver necessidade”, observou a superintendente.

Confira as linhas que serão implantadas no programa Integra Belém

Marambaia – Castanheira

Fama – Maracacuera

Brasília – Maracacuera

Itaiteua – São Brás

Itaiteua – Maracacuera

Outeiro/Brasília – São Brás

Águas Negras/Paricás – Maracacuera

UFPA – Icoaraci

Bengui – Felipe Patroni

Conjunto Maguari – Ver o Peso (Almirante Barroso)

Tapanã II – Ver o Peso

Icuí – Ver o Peso

Águas Lindas – Icoaraci

Jaderlandia/Mangueirão

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM