CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Previsão de chuvas intensas segue nesta quinta e na sexta, no Pará e Amapá, alerta Inmet

Dentre as áreas que podem ser afetadas: Nordeste Paraense, Marajó, Baixo Amazonas, Metropolitana de Belém e Sul do Amapá

O Liberal
fonte

A previsão de chuvas intensas deve seguir esta sexta-feira (05), em áreas do Pará e do Amapá. O alerta foi feito por volta das 11h de quinta-feira (04), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com aviso de grau de severidade laranja, que representa perigo. Dentre as áreas afetadas, segundo a previsão: Nordeste Paraense, Marajó, Baixo Amazonas, Metropolitana de Belém e Sul do Amapá.

O alerta foi feito um dia depois da primeira forte chuva de 2023 em Belém, que deixou vários bairros com alagamentos críticos e causou tumulto no trânsito. Conforme o Inmet, o novo aviso aponta que o volume total de chuva poderia chegar a 100 milímetros (mm) em 24h com ventos de até 100 km/h. 

"INMET publica aviso iniciando em 04/01/2024, 10h03. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destaca o alerta.

VEJA MAIS

image Inmet alerta sobre fortes chuvas e Pará está na lista
Além do Distrito Federal, o alerta também vale para estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.

image Após forte chuva em Belém, diversos bairros ficam debaixo d’água nesta quarta-feira
O temporal, ainda que tenha sido rápido, foi o suficiente para provocar transtornos e alagar diversos bairros, causando dificuldade para pedestres e condutores

Na tarde desta quinta-feira (4), a Grande Belém teve registro de chuvas rápidas em diversos bairros, porém sem muita intensidade, como observado na última quarta-feira (3). Já a noite de quinta-feira seguiu com o tempo firme e sem chuvas repentinas. Apesar do tempo nublado, os belenenses não foram supreendidos pela mudança do tempo.

A forte chuva na capital, na tarde de quarta-feira, deixou inúmeros pontos de alagamentos em diversos bairros da capital. O temporal, ainda que tenha sido rápido, foi o suficiente para provocar transtornos e alagar diversos bairros, causando dificuldades para pedestres e condutores. 

Instruções:

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

FONTE: INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM