Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Prefeitura Municipal vai implantar a primeira escola indígena de Belém

Uma força tarefa para criar e registrar a primeira escola indígena de Belém para atender o povo Warao está em ação na Semec, segundo a Prefeitura

O Liberal

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) anunciou a implantação de uma escola indígena em Belém, durante roda de conversa promovida pelo “Agosto Indígena na Mairí dos Povos”, no último sábado (28), evento que encerrou as atividades alusivas ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. Segundo o órgão, existe em curso projeto pedagógico para indígenas e imigrantes.

Um dos destaques no evento foi a participação da liderança indígena do Alto Rio Guamá, kokoixumti Tembé Jathiati Parkateje, conhecido como professor Wender Tembé. Atualmente, Wender coordena a Educação Escolar dos Indígenas, Imigrantes e Refugiados (CEIIR), na Semec, que pela primeira vez está construindo um projeto político pedagógico participativo para atender os mais de 200 estudantes indígenas da etnia Warao matriculados na rede municipal de ensino. Ele enfatizou o compromisso da atual gestão municipal na valorização dos povos tradicionais. 

“Os indígenas não brigam por progresso, os indígenas brigam pelos seus direitos garantidos na Constituição. E temos que nos juntar para que todos saiam beneficiados”, assegura Wender Tembé, que anunciou a implantação da primeira escola indígena na capital paraense.

A prefeitura afirma que uma força tarefa para criar e registrar a primeira escola indígena de Belém para atender o povo Warao está em ação na Semec. Segundo Wender Tembém, professores da rede municipal serão convidados para visitar a Casa de Apoio Indígena (Casai), em Icoaraci, que atende indígenas de todo o estado do Pará.

"Estamos também construindo o projeto político pedagógico da escola indígena que inclui o ensino da língua tradicional”, pontuou o coordenador.  

Atualmente, a rede municipal de ensino atende os indígenas em diversas escolas, entre elas: Escola Municipal Professora Maria Heloísa de Castro, Escola Municipal Nosso Lar, ambas localizadas no bairro do Tapanã. Além das escolas municipais Professor Pedro Demo, Monsenhor Azevedo, e a Unidade de Educação Infantil (UEI) Itaiteua, localizadas no distrito de Outeiro.

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM