Pontos de alagamentos são registrados no entorno do Ver-o-Peso na manhã deste domingo (10)

Um dos pontos críticos foi na rua Quinze de Novembro com a avenida Portugal. No local, o nível da água ficou bastante elevado e tomou boa parte da extensão da via

O Liberal
fonte

Após a chuva que caiu na madrugada deste domingo (10), em Belém, diversas ruas no entorno do mercado do Ver-o-Peso, no bairro da Campina, amanheceram com diversos pontos de alagamento. Um dos pontos críticos foi na rua Quinze de Novembro com a avenida Portugal. No local, o nível da água ficou bastante elevado e tomou boa parte da extensão da via. 

Por conta do alagamento na área, um carro ficou no prego por volta das 11h40. Sem ter o que fazer, o condutor do veículo precisou sair para pedir ajuda. Já os pedestres que passavam pelo local precisavam se arriscar no aguaceiro para poder seguir o trajeto. E outros seguiam desviando da água acumulada na via para não se molhar. 

Outro ponto no entorno do Ver-o-Peso ficou totalmente tomado pelo alagamento. Condutores e ciclistas tiveram que trafegar com bastante cuidado pelo perímetro para evitar acidentes e prejuízos às motos e carros. Mesmo bastante empoçada, a água escoava lentamente no local. Ainda por volta das 12h, a situação permanecia no local. 

Devido ao volume do alagamento, uma das alternativas dos pedestres era passar pela calçada para não se molhar. E o condutores tiveram de reduzir a velocidade para evitar "dar um banho" nos que passavam pelos arredores da rua. Apesar do aguaceiro, foi possível observar diversos comerciantes trabalhando no local, enquanto outros já começavam a armar a estruturas da barraca para iniciar as vendas. 

Chuvas e alagamentos

Com a previsão de mais chuvas no mês de março, os riscos de mais alagamentos aumentam. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda semana do mês será marcada por fortes chuvas na Região Metropolitana de Belém (RMB) e demais regiões do estado, conforme divulgado na semana passada. Na RMB, a tendência para a segunda semana do mês é que pela manhã o céu permaneça nublado, com a presença de nuvens. Já na parte da tarde, a previsão é de chuva forte e ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h.

Para todo o mês de março, o índice de chuva na Grande Belém deverá se situar na faixa de 450 a 500 mm, ou seja, 10% a menos da média histórica prevista, que é de 506,3 mm, ainda segundo o instituto. O INMET alertou, ainda, sobre o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Também de acordo com a previsão do órgão, deve chover em 25 dos 31 dias do mês de março.

A Redação Integrada de O Liberal solicitou mais detalhes à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para esclarecer acerca das medidas adotadas para conter os alagamentos na área e se há soluções em andamento para o problema. A reportagem aguarda retorno. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM