Parque do Utinga oferece passeio gratuito para pessoas com deficiência

Inscrições para o projeto Ponto de Apoio já estão abertas e as vagas são limitadas

Vanessa Van Rooijen

O Parque Estadual do Utinga, em Belém, realizará no próximo fim de semana, dias 16 e 17, a 12ª edição do projeto Ponto de Apoio. O passeio que utiliza bicicletas adaptadas voltadas para pessoas com deficiência está com as inscrições abertas e gratuitas. Os interessados devem preencher o cadastro para poder participar. As vagas são limitadas. O horário para realização das atividades é de 8h às 11h, na trilha principal do Parque Estadual do Utinga, localizado na avenida João Paulo II. 

Quer utilizar o projeto? Se inscreva aqui

O objetivo do projeto é proporcionar para pessoas com deficiência momentos de lazer, diversão e contato com a natureza por meio do uso de bicicletas adaptadas. O passeio acontece desde 2018 e já beneficiou mais de 300 pessoas em 11 edições. Eles são realizados no primeiro e terceiro final de semana de cada mês. 

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Daniel Nardin, os benefícios proporcionados pelo projeto são vários, tanto para os participantes, quanto para os voluntários. "A gente fica feliz por poder oferecer esse tipo de serviço gratuito e proporcionar uma experiência como esta de lazer, de contato com a natureza e socialização", afirma. Segundo ele, esta é uma lição para mostrar que o espaço público é livre. "Ele pode e deve ser compartilhado por todos, com respeito e inclusão", diz.   

As bicicletas utilizadas no passeio são produzidas individualmente, com características voltadas para a acessibilidade. São oito bicicletas, sendo uma de apoio, e cerca de 80 voluntários. Os passeios duram cerca de 45 minutos, ida e volta, pela trilha principal do Parque.

O projeto conta com a parceria da Ong Bike Anjo Belém, que estimula o uso de bicicletas pelas pessoas e conscientiza sobre a importância desse meio de transporte para a saúde e meio ambiente. A iniciativa possui como apoiadoras as empresas D'avilla Comunicação, Amazon Bike Store; Pará 2000, gestora do Parque do Utinga; e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), além de Robin Van Der Veen, quem produz as bikes adaptadas. 

Serviço:

12ª edição do projeto Ponto de Apoio
Data: 16 e 17 de fevereiro 
Horário: 8h às 11h 
Local: trilha principal do Parque Estadual do Utinga, localizado na avenida João Paulo II, em Belém.
Inscrições: https://goo.gl/forms/gwkBhzeSlEX5vsC03
 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!