Paróquia Santa Rita de Cássia, em Ananindeua, será elevada a Santuário pela Arquidiocese de Belém

Na próxima sexta-feira (25), a igreja receberá o novo título dado pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa

Vitória Reimão
fonte

Na próxima sexta-feira (25), a Paróquia Santa Rita de Cássia será elevada a Santuário. A igreja do conjunto Cidade Nova V, em Ananindeua, é o sexto local de oração que foi elevado pela Arquidiocese e será o primeiro Santuário do município. Como forma de celebração, será feita uma missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, e concelebrada pelos padres da Região Episcopal São Vicente de Paulo.

Com o novo título, o local servirá como referência para as famílias e para devoção a Santa Rita de Cássia. Por conta disso, haverá celebrações eucarísticas diárias, peregrinações e romarias anuais, além das celebrações diárias do Sacramento da Penitência, junto com a intensa oração e da realização de simpósios temáticos e encontros de formação. 

História de devoção

A paróquia Santa Rita de Cássia é a 43º igreja da Arquidiocese de Belém, que foi criada no dia 4 de agosto de 1990. O local foi a primeira igreja fundada por Dom Vicente Joaquim Zico, o 8° Arcebispo de Belém.

Ela faz parte da região São Vicente de Paulo que foi criada pelo Dom Orani João Tempesta, o 9º Arcebispo de Belém, em 31 de março de 2005, sendo desmembrada da Região Episcopal Menino Deus. A área abrange 17 paróquias, incluindo a de Santa Rita de Cássia, que recebe o título de Santuário.

VEJA MAIS:

image Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças é elevada a Santuário neste sábado
Localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, este será o quarto dos oito Santuários que a Arquidiocese de Belém terá em cada Região Episcopal

image Círio 2023: confira a agenda oficial de programações da festividade
As programações seguem até dezembro deste ano

A devoção por Santa Rita se estende além do conjunto da Cidade Nova. Na região da Arquidiocese de Belém, a Santa das Causas Impossíveis possui 19 comunidades e uma paróquia. No distrito de Icoaraci, são realizadas as principais festividades em homenagem a Santa, assim como no bairro de Canudos, onde ocorre a tradicional procissão das Rosas pela paróquia São José de Queluz. A procissão foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém em abril de 2019. 

Santuários

A criação de Santuários começou com o então Arcebispo Dom Orani João Tempesta, em 31 de maio de 2006, com a mudança de título do local de oração Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, que fica na região Santa Maria Goretti. A partir de maio de 2021, Dom Alberto Taveira instaurou o Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, da região Episcopal Santa Cruz, que foi a segunda paróquia a receber o título pela Arquidiocese de Belém. 

Depois disso, houve a criação de mais três santuários, como o Santuário São Judas Tadeu, criado em 26 de janeiro de 2023, na Região de Sant’Ana. Também houve a criação do quarto Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, que foi criado em 24 de junho de 2023, e o quinto é Nossa Senhora do Ó, criado em 20 de agosto de 2023.

No próximo domingo, dia 27, será instalado o Santuário Nossa Senhora das Graças, da região Menino Deus, e no dia 8 de setembro, encerrando o ciclo de instalações, será criado o Santuário de Nossa Senhora do Bom Remédio, localizado na região Coração Eucarístico de Jesus.

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Lázaro Magalhães, coordenador de Atualidades)
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM