MENU

BUSCA

Outro ônibus do BRT fica no prego em menos de uma semana

É o segundo incidente, deixando usuários na mão e ainda mais desconfiados com o sistema

Victor Furtado

Em menos de uma semana, outro ônibus articulado e exclusivo do BRT ficou no prego. Na manhã desta quarta-feira (13), a parada não programada ocorreu na estação Mangueirão. Dezenas de passageiros precisaram esperar por outro veículo. Muitas reclamações circularam nas redes sociais digitais. E uma das pessoas que denunciou a falha anterior, Leila Rosa Palheta, voltou a criticar o sistema, que deveria ser rápido, confiável e prometia revolucionar o transporte público da capital.

LEIA MAIS:

Lei da Devolução da Passagem é ignorada há 16 anos
Em 24 horas, 35 ônibus "ficaram no prego" em Belém
Em dois dias, dois ônibus param no caminho por problemas graves
Ônibus do BRT fica no prego em Icoaraci


No caso desta quarta, Leila comentou: "O que seria para ajudar a população que mora nos distritos de Belém, afastados do Centro, facilitando nossas vidas, nos dando qualidade de vida, vem na verdade provocando grande revolta na população nos últimos dias. Os ônibus articulados estão dando prego, dando sinais que o 'ônibus novo' não é tão novo assim ou não está tendo manutenção adequada. Ocorre que o ônibus está ficando no prego e deixando centenas de trabalhadores no perrengue".


"Ainda têm as vias do BRT sem sinalização adequada para atender esse tipo de transporte, colocando em risco a vida de ciclistas e de todos que se arriscam a atravessar a via sem sinalização. É preciso uma auditoria na compra desses ônibus, nesta obra interminável que já dura mais de uma década", concluiu a usuária.

O último caso ocorreu no dia 8, na recém inaugurada estação Maracacuera, no distrito de Icoaraci. O veículo teve uma falha mecânica. Estava lotado. O motorista tentava dar a partida, mas o veículo não respondia. Continuou tentando, até que o ônibus deu uma arrancada brusca e quase atropelou algumas pessoas que estavam atravessando a pista. Leila reclamou da falta de sinalização e de agentes de trânsito.

Os ônibus do BRT são operados pela Belém Rio, empresa de transportes que, quase diariamente, é alvo de críticas em redes sociais digitais por ônibus com defeito e que deixam passageiros no meio do caminho.

A redação integrada de O Liberal entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Belém para ouvir um posicionamento sobre mais este caso de ônibus do BRT com problemas. Em nota, a prefeitura confirmou que na manhã desta quarta (13) um ônibus articulado do BRT "apresentou mau funcionamento em um componente mecânico" e que, ao constatar o problema, a empresa responsável pelo veículo "foi notificada para realizar os reparos necessários". A prefeitura de Belém garantiu ainda que "logo depois, a peça foi trocada e o ônibus voltou a operar normalmente".

Belém