CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em dois dias, dois ônibus param no caminho por problemas graves

Um dos veículos era da Belém Rio, que quase diariamente tem registros de ônibus "no prego". Outros da mesma empresa foram flagrados com defeito, mas nada tão grave.

Victor Furtado
fonte

A roda de um ônibus que atende o distrito de Outeiro caiu, na manhã desta quarta-feira (6), próximo à ponte de acesso. Revoltados, por não ser a primeira vez que problemas mecânicos atrapalham as viagens, passageiros fizeram um protesto. Interditaram o trânsito por algum tempo, exigindo que finalmente os usuários do transporte coletivo sejam respeitados.

Esse veículo que perdeu a roda era da empresa Belém Rio. A companhia vive sendo alvo de reclamações, nas redes sociais digitais, por ônibus no prego. Quase diariamente há relatos em um perfil do Twitter dedicado a falar de mobilidade urbana, o @belemtransito. Às vezes — e seria o mais recomendado — também no perfil do Twitter da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

image Registro de um Sacramenta Nazaré parado na tarde desta quarta-feira, na avenida Doutor Freitas (Divulgação / @belemtransito)

Pela manhã, outro ônibus da empresa estava "no prego", na avenida Augusto Montenegro. À tarde, outro registro de um ônibus da Belém Rio com defeito, dessa vez na avenida Doutor Freitas. Não foram problemas que colocassem em risco direto os passageiros. Mas certamente atrapalharam compromissos.

image Outro ônibus da Belém Rio "no prego", na manhã desta quarta-feira, próximo ao Parque Shopping. (Divulgação / @belemtransito)

Entre os dias 29 e 30 de abril, num período de menos de 24 horas, três ônibus da empresa tiveram problemas graves: num deles, a barra de direção do veículo quebrou, em Icoaraci. Por pouco, não fosse a experiência do motorista, várias pessoas poderiam ter sido atropeladas na parada. E depois, outro ônibus perdeu uma das rodas na avenida Almirante Barroso. Por fim, um eixo de rodas quebrou, na avenida Augusto Montenegro.

Ainda em abril, nos dias 9 e 10, o Belém Trânsito fez uma contagem de veículos no prego. Em 24 horas, foram contados 35 ônibus com defeito. Mais de um a cada hora. Desses, 14 eram da Belém Rio. A hashtag #onibusnopregobt continua recebendo denúncias, que mostram um retrato da precariedade do transporte público da Região Metropolitana de Belém.

Nesta terça-feira, a porta de um ônibus da linha Marituba - Pátio Belém (AV 939, da Autoviária Paraense) teve de interromper a viagem, na avenida Almirante Barroso. É algo que poderia ter colocado em risco vários passageiros, caso o veículo estivesse superlotado — o que não é difícil de ocorrer —, mas não houve nada de mais grave à segurança de ninguém.

image Porta do ônibus da linha Marituba - Pátio Belém, que caiu na terça-feira (5) (Divulgação / @belemtransito)

A Semob sempre reforça que os passageiros precisam registrar as reclamações de transporte público nos canais oficiais do órgão. São os telefones 118 e 98429-0855 e o e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br e o Twitter @SeMOB_Bel.

A Redação Integrada de O Liberal tentou contato com a Belém Rio, das 15h às 17h. Mas nenhum dos três telefones encontrados da empresa atenderam. O espaço para qualquer posicionamento da companhia está aberto.

A Semob foi acionada também para falar sobre os problemas dos dois últimos dias e ações específicas quanto à empresa que usa o prefixo BD. Em nota, informou que "...realiza fiscalização constante nas garagens de ônibus e que os veículos flagrados não atendendo aos requisitos mínimos de trafegabilidade são notificados ou, dependendo da gravidade, impedidos de circular até que a irregularidade seja sanada. Diante do exposto na reportagem, a Semob informa que vai notificar a empresa responsável e lembra, ainda, que o cronograma final da licitação do transporte público por ônibus já foi definido e que a previsão é de que o edital de licitação seja publicado em janeiro do ano que vem".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM