Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Verão da Gente: Guarda Municipal registra mais de 22 mil abordagens nos distritos e ilhas de Belém

Do dia 2 a 31 de julho a operação contribuiu para a segurança dos veranistas

Gabriel Pires

Do dia 2 a 31 de julho, ações de segurança nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, além das ilhas do Cotijuba e Combu, contribuíram para a segurança dos veranistas dessas localidades, a partir de fiscalizações da Guarda Municipal de Belém (GMB). No total, a “Operação Verão da Gente" intensificou o policiamento preventivo e ostensivo nos balneários, sendo registradas 22.959 abordagens. Desse total fiscalizado estão: 21.837 em pessoas, 423 em motos, 112 em carros, 115 em vans, 243 em ônibus, 138 em micro-ônibus e 21 bicicletas.

No decorrer da operação, foram emitidas 473 ordens de serviço que incluíam atendimentos, fiscalizações e ações conjuntas com outros órgãos municipais e estaduais. Estiveram envolvidos na ação mais de 250 guardas municipais dos grupamentos operacional e táticos, 8 viaturas, 12 motos e uma lancha, que realizaram a segurança preventiva e ostensiva aos veranistas e moradores das localidades. 

A GMB ainda apontou um balanço de 48 registros de ocorrências, as quais geraram 24 conduções para os órgãos competentes, gerando boletins de ocorrências sem grandes gravidades. O órgão pôde recuperar um veículo roubado e seis celulares, além de apreender 21 trouxinhas de entorpecentes.

Linhas com cerol foram recolhidas

Durante rondas nas praias, os agentes orientaram, de acordo com as leis municipais e estaduais, sobre a proibição do uso de linhas com cerol. Com isso, foram recolhidas 31 carretéis das linhas proibidas.

Ações tiveram integrações com outros órgãos

A Guarda esteve presente na segurança das programações culturais, jogos de verão realizados pela prefeitura nas praias e nas Operações Integradas com a Policia Militar, Policia Civil, Juizado, secretarias municipais, entre outros parceiros.

Fiscalização aconteceram na Baía do Guajará, rio Guamá e furos

A Guarda Municipal ainda patrulhou a Baía do Guajará, rio Guamá e furos de Belém. Durante os finais de semana, a lancha da corporação percorreu os pontos turísticos Ver-O-Rio, Ver-O-Peso, Estação da Docas, trapiches de embarque e desembarque de travessias para as ilhas, além dos restaurantes da Ilha do Combu.

Os agentes da GMB, integrados com a Capitania dos Portos, verificaram a documentação e lotação das embarcações. Condutores de lanchas e de motos aquáticas foram orientados sobre regras de tráfego e velocidade. As ações náuticas registraram a fiscalização de 69 embarcações, entre lanchas de transporte públicas e privadas.

Conforme explica o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, a segurança foi vista em todos os distritos e os resultados foram consideráveis. Ele ainda enfatiza a atuação integrada com demais órgãos de segurança, que contribuíram para a eficácia. “A prefeitura se preocupou em proteger os moradores e os veranistas que escolheram as localidades praianas de Belém como destino para aproveitar as férias escolares”, afirmou Joel.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM