CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Núcleo de Astronomia da UFPA promoveu observação do trânsito de Mercúrio nesta segunda-feira

A programação foi realizada das 9h30 às 15h5, horário em que acontecerá o fenômeno.

Redação Integrada

Nesta segunda-feira (11), foi possível observar o trânsito de Mercúrio, fenômeno no qual acontece a passagem do planeta Mercúrio em frente ao disco do Sol. Esse acontecimento astronômico pôde ser visto de todo o Brasil, e o Núcleo de Astronomia (Nastro) de Universidade Federal do Pará (UFPA) promoveu observações no Forte do Castelo, em Belém. Mercúrio, vale lembrar, é o planeta mais próximo do Sol em todo o sistema solar.  A programação foi realizada das 9h30 às 15h5, horário em que acontecerá o fenômeno. O evento foi aberto ao público em geral.

As ocasiões que possibilitam ver a passagem do planeta Mercúrio e também de Vênus em frente ao Sol são atípicas. O último trânsito de Mercúrio ocorreu em 2016, e o próximo só ocorrerá em 2032. As passagens do planeta Vênus em frente ao Sol são mais raras ainda, tendo a última ocorrido em 2012, e a próxima só ocorrerá em 2117. “Estes planetas, que possuem órbitas internas à da Terra, podem ser vistos ‘transitando’ em frente ao disco do Sol. Mas não são fenômenos frequentes, sendo estas ocasiões muito mais raras para Vênus do que para Mercúrio”, explica o professor Luís Crispino, coordenador do Nastro.

Durante o trânsito de Mercúrio, o planeta será visto como um pequeno ponto passando em frente ao disco Sol, e as observações do sol, como é o caso desse fenômeno, têm que ser feitas com devido cuidado. “Se as observações forem feitas indevidamente, podem causar problemas irreversíveis à visão. Não recomendamos que as pessoas realizem observações do Sol sem a ajuda de profissionais da Astronomia”, aconselha ainda o professor Luís Crispino.

O Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA) é um centro de ciência localizado na Amazônia brasileira, dedicado a difundir o conhecimento em Astronomia e Astronáutica ao público em geral. Ao longo de mais de dez anos, o Núcleo promoveu e promove diversas atividades, incluindo observações astronômicas, demonstrações de conceitos científicos utilizando equipamentos industrializados e de baixo custo, seminários, oficinas etc.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM