CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nossa Senhora de Fátima ganha homenagens em Belém

Do Santuário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, saiu a imagem da santa em carro aberto pelas ruas do bairro de Fátima e adjacências

Eduardo Rocha

A fé em Deus exemplificada por Jesus e Maria é capaz de provocar mudança na vida das pessoas, ou seja, mudar o coração e a maneira de pensar mesmo em contextos adversos, como o da pandemia da covid-19 e em outros momentos da história da humanidade. Essa foi a mensagem que o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, deixou aos fiéis na missa do começo da noite no Santuário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, nesta quarta-feira (12). De lá, saiu a imagem da santa em carro aberto pelas ruas do bairro de Fátima e adjacências, incluindo, homenagens e preces diante de hospitais desse reduto de Belém. O dia da santa é nesta quinta-feira (13). Houve também programação nas ruas em Icoaraci. O traslado substituiu a Procissão das Velas em homenagem à santa, sem poder ser realizada novamente por causa da pandemia.

Famílias se concentraram nas casas para saudar Nossa Senhora de Fátima na passagem do traslado. Para a enfermeira Isa Cláudia Cruz, 51 anos, participando da festividade no Dia do Enfermeiro, "Maria representa o amor de Mãe nesta pandemia; a proteção mesmo dos nossos familiares e das outras pessoas também". "Com eu trabalho em hospital (alto risco de contágio pelo novo coronavírus), é graça alcançada; além da saúde dos nossos familiares, outra graça é a pandemia diminuindo também", completou.

Nossa Senhora de Fátima ganha homenagens em Belém

Construção

Dom Alberto Taveira Corrêa destacou, na homilia da missa que antecedeu a saída da imagem, que a comemoração em louvor a Nossa Senhora de Fátima "é festa grande em na Arquidiocese de Belém". Mesmo sem a procissão luminosa, os fiéis compareceram ao Santuário de Fátima, para a Santa Eucaristia, em que ouviram, como ressaltou o arcebispo, a expressão de ser ver uma Nova Jerusalém. Dom Alberto fez um paralelo entre a Jerusalém atual sofrendo com os conflitos armados e a do tempo de Jesus, mas sendo possível se vislumbrar um novo futuro aos olhos de Deus e não se permanecer no medo, no pessimismo, no derrotismo diante dos desafios. "Mas aproveitar as oportunidades para e construir um mundo renovado sob as graças de Deus", observou.

A partir do livro do Gênesis, o arcebispo metropolitano ressaltou que na 1ª Criação Deus fez tudo bem, nada de errado. Mas, aí se tem o mistério do pecado da desobediência, e ainda hoje muitas pessoas se arvoram em estabelecer o certo e o erro a seu gosto e agridem os valores do Evangelho. No entanto, na consciência de cada pessoa, Deus mostra o que de fato é benéfico ou maléfico a humanidade, ao mundo e à vida.

O arcebispo destacou que assim como houve uma mulher, Eva, ao lado do marido, Adão, ela que aceitou comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, houve outra mulher de pé aos pés da Cruz, Maria, com João e Maria Madalena, diante de Jesus.

Jesus veio com um mergulho profundo na existência humana, na Árvore da Cruz, trazendo a mensagem da transformação expressa nos valores do Evangelho. "Maria viveu o martírio na alma e suas manifestações trouxeram consolo", enfatizou dom Alberto. Ele destacou que assim como pandemia atual, a humanidade viveu a gripe espanhola que ceifou a vida dos santos Jacinta e Francisco (que conferiram as aparições de Nossa Senhora em Fátima, em Portugal).

"Deus entra nas situações mais dolorosas", afirmou o arcebispo, para acrescentar que Nossa Senhora, em Fátima, no contexto da I Guerra Mundial e de doença, deu uma reposta válida até os dias atuais: penitência é conversão, mudança de vida. Assim, o cristão deve buscar o amor, prezar pela oração. Dom Alberto lembrou que o papa Francisco afirmou que rezar é algo exigente, difícil, mas sem a oração não se segue adiante. O arcebispo relembrou a afirmação do Cristo diante das adversidades: "Não temas; eu venci o mundo".

Nesta quinta-feira, haverá Alvorada (6h), terço (10h) e novena (16h30) e missas às 6h30, 8h30, 12h (também transmitida pela Tv Nazaré), 17h e 19h, esta última marca o encerramento da festividade.

Icoaraci

No Distrito de Icoaraci, também houve um dia de programação em louvor a Nossa Senhora de Fátima. A programação do dia foi encerrada às 20h30, com traslado da imagem da Igreja Matriz para a Paróquia São João Batista. Nesta quinta-feira (13), às 18h, será celebrada missa em São João Batista, com o padre Agostinho Cruz, e às 19h, haverá a saída da imagem em carro aberto, com as famílias sendo convidadas a ver a passagem da imagem da frente de suas casas com uma vela acesa e uma rosa para ser abençoada, para a Igreja Matriz. Às 20h, será celebrada missa, a cargo do arcebispo metropolitano.

As cerimônias nas programações poderão ser acompanhadas via Facebook. Acesse aqui ou aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM