CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mpox: Belém acompanha sete casos ativos da doença, diz Vigilância em Saúde da Sesma

Ao todo, a capital já notificou 77 casos à Sespa - a cidade lidera o ranking de mais registros no estado; no Pará, são 111 ocorrências da doença

O Liberal
fonte

Atualmente, Belém acompanha sete casos ativos de Mpox - doença anteriormente chamada de monkeypox ou varíola dos macacos. A informação foi dada pelo diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Adriano Furtado, em entrevista ao oliberal. Ao todo, a capital paraense já notificou 77 casos de Mpox à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - a cidade lidera o ranking de mais registros no estado. No Pará, são 111 ocorrências da doença.

VEJA MAIS

image Mpox pode não ter sido causa da morte de paciente em Belém, diz diretor da Sesma
O homem, que morreu na última terça-feira (03), chegou a uma unidade de saúde da capital apresentando dores abdominais; causa do óbito foi septicemia

image Mpox: Pará registra primeira morte por complicações da doença
O paciente tinha outras doenças e comorbidades que teria agravado o quadro de Mpox, como aponta a nota técnica da Sesma

Apesar dos números, o porta-voz da Sesma afirma que o cenário em Belém "não é preocupante". "O cenário não é preocupante e a Sesma, assim que detecta um caso positivo, monitora e acompanha o paciente até a cura. Atualmente, temos sete casos em acompanhamento e um caso aguardando o diagnóstico", disse Adriano.

Na última quinta-feira (5), Belém registrou a primeira suspeita de morte por complicações da Mpox. Porém, como o paciente possuía comorbidades, como HIV e sifílis, além de uma obstrução no intestino, não é possível afirmar que o vírus seja o causador do óbito.

"Qualquer pessoa que apresente sintomas como: lesões na pele, febre, ínguas, cansaço e mal estar geral deve procurar as unidades de saúde de referência. No caso, a do Satélite, Icoaraci e o Centro de Testagem e Aconselhamento [CTA] para fazer o diagnóstico. Em caso positivo, é recomendado o isolamento domiciliar e o acompanhamento dos sintomas, que normalmente tendem a se curar sozinhos", orientou.

12 municípios paraenses têm casos confirmados da doença

Neste sábado (7), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que há 111 casos registrados de Mpox no Pará. Além de Belém (77), outros onze municípios registraram casos da doença: Ananindeua (19), Santarém (4), Marituba (3), Barcarena (1), Paragominas (1), Marabá (1), Acará (1), Benevides (1), Itaituba (1), Parauapebas(1) e Portel (1). 123 casos foram descartados e ainda há 1 caso suspeito em investigação. Há 1 óbito confirmado, sendo residente do município de Belém (1). O acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais.

 
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM