CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores da Terra Firme não conseguem sair de casa por causa de alagamento

O transbordamento de um canal e as chuvas fizeram a água tomar conta da avenida Celso Malcher, entre a passagem do Arame e a passagem Nossa Senhora das Graças

João Thiago Dias
fonte

Um grande alagamento tomou conta da avenida Celso Malcher, entre a passagem do Arame e a passagem Nossa Senhora das Graças, no bairro da Terra Firme, em Belém. De acordo com a estudante Michelle Monteiro (34), a situação virou rotina e fica impossível sair de casa diante de tanta água batendo à porta. Ela explica que as chuvas e o transbordamento de um canal localizado próximo a uma escola são os motivos do transtorno. 

"Tem um canal em frente à Escola Celso Malcher, que fica na passagem do Arame. Moradores se reuniam para limpá-lo, mas alguns pegaram dengue e micose por causa da água e da sujeira. Meu filho de 19 anos foi um que pegou micose e, até hoje, precisa fazer tratamento", contou. "Também ficamos com medo das cobras que aparecem por lá. Então paramos com a limpeza. Esse canal entope e transborda. Virou um problema crônico há vários meses", afirmou a estudante.

Na tarde desta terça-feira (29), a chuva alagou novamente o perímetro. Michelle contou que o canal da passagem Vera Cruz é outro motivo de insatisfação. "A chuva também faz encher o canal da Vera Cruz, que fica antes da passagem Nossa Senhora das Graças. Todo esse trecho alaga e ficamos ilhados. Tem senhoras idosas que precisaram sair sozinhas e até caíram e se machucaram. Precisamos que a Prefeitura venha limpar", pediu.

Para a costureira Socorro Rebouças (55), a lama virou um desafio constante e já afastou vários clientes. Ela tem uma filha de nove anos que tem síndrome de Down e já foi obrigada a faltar em um atendimento na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Belém porque não conseguiu sair de casa.

"Essa água e essa lama já fizeram eu perder o atendimento para a minha filha na Apae. Já fiquei sem sair de casa por quatro dias diante desse obstáculo. Tem vezes que minha filha quer passear, mas acaba desistindo quando vê a situação que fica na porta", contou Socorro.

MACRODRENAGEM

Em nota, a Prefeitura Municipal de Belém esclareceu que os problemas de alagamento na área serão reduzidos com as obras de macrodrenagem, que estão sob responsabilidade do Governo do Estado.

"O trecho do canal que recebe a água da avenida Celso Malcher está totalmente ocupado por residências, o que impede serviços de limpeza e dificulta o escoamento da água. Ações de limpeza na via e na rede de drenagem são realizadas regularmente, mas com a obstrução do local de lançamento das águas no Canal Tucunduba, o serviço não surte o efeito esperado que é facilitar o escoamento da água da chuva", informou a nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM