CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores afirmam que estão ilhados por causa de alagamento constante no Guamá

Cerca de 15 famílias são prejudicadas pela água e pelo lodo que assolam um trecho da travessa Ezeriel Mônico de Matos

João Thiago Dias
fonte

Um alagamento se tornou constante em uma ramificação da travessa Ezeriel Mônico de Matos, no trecho depois da passagem Sururina e antes da passagem Adriano, próximo de uma quadra esportiva, no bairro do Guamá, em Belém. Como do outro lado do alagamento há um beco sem saída, cerca de 15 famílias se dizem "ilhadas" diante da água e do lodo que assolam a travessa. 

Segundo a comerciante Suelen Borges, que usa botas de chuva para conseguir atravessar a poça, não há escoamento porque os bueiros estão entupidos há bastante tempo.

"Não desentope mais. Nesta segunda-feira (25), como não choveu, ainda dá para passar com dificuldade pela calçada da vizinha, mas ela reclama que fica suja. Quando chove, cobre tudo, até as calçadas. Tem mães com crianças de colo. Fica difícil a mobilidade. Fazem até piada dizendo que somos ribeirinhos ilhados", disse.

image Mães com criança de colo, idosos e cadeirante se arriscam na água e no lodo (Cláudio Pinheiro / O LIBERAL)

A dona de casa Edneia Queiroz, de 60 anos, conta que já sofreu várias quedas na água. "Já perdi a conta de quantas vezes caí nessa água suja. Estou toda cheia de marcas. Tem idosos que se arriscam. As crianças nem podem brincar. Tenho medo de pegar frieira ou até dengue. E já deu até garça por causa da água", relatou a moradora, que mostrou o registro do momento em que a garça estava no alagamento.  

O problema também prejudica a família da dona de casa Claudia Helena da Silva. Ela conta que o filho dela, que é cadeirante, já perdeu várias sessões de fisioterapia.

"Ele precisa fazer fisioterapia três vezes na semana: segunda, quarta e sexta. Mas faltou vários dias porque não tem como passar nessa água toda com a cadeira de rodas. Hoje (segunda), por exemplo, ele teve que faltar. E eu caí na poça tentando atravessar", contou Claudia. 

Nota da Prefeitura de Belém

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Belém para apurar se o problema neste trecho da travessa Ezeriel Mônico de Matos já foi notificado.

Em nota, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), a Prefeitura informou que "vai enviar uma equipe técnica ao local para avaliar a situação, identificar o motivo do alagamento e providenciar o serviço", garantiu a nota. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM