Após três horas de manifestação, estudantes liberam pista da Almirante Barroso

O ato aconteceu pra pedir reformas na escola Cordeiro de Farias, no bairro do Souza

Redação integrada de O Liberal
fonte

Cerca de 80 estudantes fecharam a avenida Almirante Barroso, desde às 14h da tarde desta quarta-feira (11). O bloqueio ocorreu no sentido Entroncamento-São Brás e faz parte de manifestação por reformas na escola. Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias, do bairro do Souza pedem melhorias no estabelecimento de ensino.

Cartazes e até carteiras de sala de aula são usados no bloqueio, que também se estendeu à pista expressa do BRT. Os alunos querem a reforma do bloco A da escola - o que teria sido um compromisso firmado pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).

image Imagens mostram problemas em estrutura (via redes sociais)

A escola Cordeiro de Farias tem quatro blocos. Dois deles são destinados a aulas. O bloco A, denunciam os estudantes, está em estado crítico, com necessidade de manutenção do telhado e até das colunas - que estão com ferragens à mostra. A comunidade escolar teme que a estrutura esteja comprometida. Alunos dizem que o prédio de dois andares balança frequentemente.

Segundo os estudantes, uma reforma teria sido iniciada pela Seduc, mas não foi concluída. Com medo, os alunos dizem que querem deixar o prédio da escola e pedem que seja providenciada a transferência das aulas. A mudança das turmas não ocorreu nem durante as reformas, diz a comunidade escolar.

image Alunos ocupam pistas: escola precisa de reformas, dizem estudantes (Cládio Pinheiro)

Ato faz pressão sobre a Seduc


Segundo o aluno Gregório da Luz, 24, estudante do terceiro ano e Representante da União dos Estudantes Secundaristas de Belém (Uesb), uma reunião com a Seduc foi feita momentos antes do protesto. Nesse encontro teria sido dada a garantia de transferência das aulas do bloco que precisa de reformas. Os alunos, porém, dizem que o protesto foi mantido para firmar o compromisso da Seduc e expor a situação à imprensa e à comunidade.

Engarrafamento na avenida


Até o momento não há previsão para encerramento do ato. Os alunos dizem que querem registros de emissoras de TV e aguardam veículos de comunicação.

Um engarrafamento se forma nesse momento na avenida Almirante Barroso no sentido Entroncamento-São Brás. Ônibus e carros de passeio só conseguem passar pelo bloqueio pela pista do BRT. O colégio é vizinho do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Do perímetro a partir do TJPA, o engarrafamento já alcança  parte da avenida Júlio César e também a avenida Brigadeiro Protásio.

A Polícia Militar monitora o ato, que é pacífico. Uma equipe da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) também dá apoio ao trânsito.  

A redação integrada de  Liberal segue cobrindo o ato e está entrando em contato com a Seduc para comentar o protesto. Acompanhe.  

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa "que a empresa responsável pela obra na Escola Estadual Cordeiro de Farias iniciará os serviços no local nesta quinta-feira (12)."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM