CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mais de 10 mil crianças da rede municipal de Belém devem receber ações de saúde bucal até 2027

O projeto “Rumo ao Molar dos 100 Anos”, uma iniciativa de educação e prevenção em saúde bucal, foi lançado na sexta-feira (9)

O Liberal
fonte

Mais de 10 mil crianças da rede municipal de ensino de Belém devem ser contempladas com ações de saúde bucal nas escolas nos próximos dois anos. O projeto “Rumo ao Molar dos 100 Anos”, lançado na sexta-feira (9) pelas secretarias municipais de Saúde (Sesma) e Educação (Semec), é uma iniciativa de prevenção e educação que deverá atender estudantes de 246 escolas municipais da capital paraense. A abertura oficial foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo) e contou com a participação de alunos do 3º ano da Escola Municipal Amância Pantoja, no bairro de Fátima.  

A equipe envolvida no “Rumo ao Molar dos 100 Anos” é composta por avaliadores clínicos, responsáveis por realizar os exames iniciais e o acompanhamento das crianças; educadores, que conduzem as atividades educativas e orientam sobre a escovação correta; pessoal de apoio, que organiza e dá suporte às ações; e anotadores, encarregados de registrar e atualizar os dados clínicos dos participantes por meio de um aplicativo. 

A ação, voltada para crianças entre 8 e 9 anos, é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped) e a Colgate, com apoio da Prefeitura de Belém e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O nome do projeto faz referência aos primeiros molares permanentes, dentes que surgem na boca das crianças entre os 6 e 7 anos, sem que haja perda de nenhum dente de leite. 

Por esse motivo, muitas famílias não sabem que eles já são permanentes e extremamente importantes para o desenvolvimento adequado da mordida e da saúde bucal ao longo da vida. A proposta da ação é garantir que esses dentes – e todos os outros – possam durar por toda a vida, por meio de cuidados resultantes da prevenção e da conscientização sobre a importância da higiene bucal desde a infância. 

Momento lúdico

A abertura do programa ainda foi marcada por atividades lúdicas e educativas, escovação supervisionada e a distribuição de kits de higiene bucal. Esse momento também teve caráter simbólico e experimental, simulando como serão as atividades permanentes a serem realizadas nas escolas ao longo do projeto. As crianças participantes receberão instruções sobre escovação, materiais educativos adequados à faixa etária, além de escovas e cremes dentais fluoretados. 

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria no Pará, Gyselle Oliveira, as crianças foram selecionadas a partir de um cronograma elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e a coordenação de saúde bucal do município. “Após um levantamento clínico inicial, cada criança será acompanhada conforme sua necessidade de tratamento. Algumas terão retornos mais frequentes, enquanto outras, com menor risco, serão acompanhadas em intervalos maiores”, explica. 

Legado

O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, que esteve no lançamento do projeto, ressaltou que o impacto da iniciativa será duradouro. “Trata-se de uma ação de grande alcance, que integra saúde e educação com o objetivo de transformar a vida das nossas crianças. Ao incentivar hábitos saudáveis desde a infância, estamos construindo um legado importante para o futuro da nossa população”, destaca.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM