CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lockdown é fiscalizado entre motoristas de aplicativo, táxis, ônibus e barcos a partir desta sexta

Serviços não estão suspensos e Semob verifica cumprimento de regras no transporte, como higienização e uso de máscaras

Redação integrada de O Liberal
fonte

Motoristas de aplicativos e de táxis, barcos e ônibus passarão a ser fiscalizados mais efetivamente a partir desta sexta-feira (8) para  cerificação de que as medidas previstas pelos decretos municipal e estadual que determinam o lockdown (bloqueio de emergência) sejam cumpridas na capital paraense. As ações são para conter a proliferação do coronavírus e o avanço da covid-19. O lockdown iniciou esta quinta (7) e durará dez dias, até 17 de maio. 

As barreiras terão um cunho educativo até este sábado (9). No próximo domingo (10) passam a valer medidas mais enérgicas, com a condução à delegacia de quem não se adequar ao decreto, informou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Os bloqueios para restringir a circulação de pessoas durarão enquanto estiverem em vigor as medidas. Cerca de 100 profissionais da Semob, entre agentes de trânsito, de transporte e apoiadores operacionais, estão envolvidos nas ações.

image Fiscais também estão nas barreiras de entrada e saída de Belém (Igor Mota / O Liberal)

A Semob diz que as equipes de fiscalização de transporte já vinham atuando na averiguação do cumprimento dos decretos quanto à higienização dos ônibus e ao uso obrigatório de máscaras durante as viagens. Nesta sexta, equipes da Semob começarão também a parar veículos e orientar os passageiros quanto às determinações do decreto de lockdown. 

Esta sexta, a Semob está com barreiras físicas nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, na avenida Augusto Montenegro, na altura do Tapanã, e na avenida Júlio César. A meta das barreiras não é fiscalizar das condições do veículo e do motorista. O foco é aferir para onde as pessoas estão se deslocando e orientar sobre as restrições.

image Orientações vão até sábado e multas iniciam domingo (Oswaldo Forte / O LIberal)

Fiscalização também será em ônibus e barcos 


Equipes de fiscalização de transporte público - que segundo diz aq Semob, já vinham atuando na averiguação do cumprimento dos decretos - estarão atentas à higienização dos ônibus e ao uso obrigatório de máscaras durante as viagens. Veículos serão parados e orientações serão dadas aos passageiros quanto às determinações do decreto de lockdown.

“Já falamos com as empresas de aplicativo e o sindicato dos taxistas para que cumpram o decreto e orientem os passageiros antes mesmo de aceitarem as corridas. Da mesma forma conversamos com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) para que, na medida do possível, só permitam o embarque de quem esteja contemplado no decreto”, alerta Gilberto Barbosa, explicando que os motoristas de aplicativo, como não têm identidade funcional, terão que comprovar que trabalham neste segmento apresentando os próprios equipamentos e registro na plataforma para se diferenciar de um motorista comum.

“É importante destacar que não haverá uma triagem formal no embarque de todo o transporte coletivo em Belém, porque seria impossível estar em todos os pontos da cidade, mas os passageiros devem estar cientes que o coletivo pode passar por uma barreira de fiscalização e eles serão obrigados a comprovar o motivo do deslocamento”, avisa o superintendente da Semob.

image Ação durará os dez diz do lockdown (Oswaldo Forte / O Liberal)

Já o embarque na linha hidroviária municipal Icoaraci-Cotijuba só ocorrerá mediante apresentação dos comprovantes previstos no decreto, sendo que nos próximos dois domingos, dias 10 e 17, os dois trapiches estarão fechados para qualquer tipo atracação, inclusive dos barcos das cooperativas. “Já conversamos com os barqueiros e ninguém vai circular nestes domingos de lockdown. Caso haja alguma emergência, eles mantêm um sistema de plantão que pode ser acionado e aberta a exceção, desde que devidamente comprovada”, avisa Karim Zaidan, diretor de Transporte da Semob.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM