CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém tem bloqueios em vias de maior tráfego para garantir respeito ao lockdown esta sexta-feira

Semob está com agentes de trânsito fiscalizando circulação nas avenidas Augusto Montenegro e Júlio César

Redação integrada de O Liberal
fonte

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) iniciou na manhã desta sexta-feira (8) os bloqueios para restringir a circulação de pessoas enquanto estiverem em vigor os decretos municipal e estadual que determinam o lockdown (bloqueio de emergência) na capital paraense. As ações são para conter a proliferação do coronavírus e o avanço da covid-19. Cerca de 100 profissionais da Semob, entre agentes de trânsito, de transporte e apoiadores operacionais, estão envolvidos nas ações.

O lockdown iniciou esta quinta (7) e durará por dez dias, até o 17 de maio. Em nota, a Semob informou esta manhã que está com barreiras físicas em vias de maior movimento em Belém, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h. 

Fiscalizações restringem circulação


Nesta sexta-feira as barreiras serão instaladas na avenida Augusto Montenegro, na altura do Tapanã, e na avenida Júlio César. Diferentemente de uma blitz comum, cada uma dessas barreiras não fará a fiscalização das condições do veículo e do motorista. O foco é aferir para onde as pessoas estão se deslocando e orientar sobre as restrições.

Agentes da Semob também fazem bloqueios parciais de via em frente às agências da Caixa Econômica Federal das avenidas Presidente Vargas e Pedro Miranda e em Icoaraci. Nestas agências, a Caixa instalou tendas e disponibilizará cadeiras para organizar as pessoas. O bloqueio parcial no trânsito visa garantir "um ambiente ainda mais seguro para a circulação e ainda evitará estacionamentos em fila dupla diante das agências", esclareceu a Semob.

Autoridades de trânsito e apoiadores operacionais também integram a ação que já vinha sendo feita com Guarda Municipal e Ordem Pública em feiras e mercados, e que a partir do lockdown serão intensificadas. Uma equipe de agentes também está escalada de forma permanente para atuar todas as noites em Icoaraci, fazendo o controle social e evitando aglomerações.

“Da parte da Semob serão duas barreiras de triagem por turno em parceria com a Guarda Municipal e em pontos que se somarão a outras barreiras feitas pela Policia Militar e o Detran, o que ampliará a cobertura na cidade. Nessas barreiras as pessoas terão que estar adequadas ao que determinam os decretos e comprovar que estão em deslocamento por um dos motivos apontados neles, seja indo a supermercado, farmácia, indo para o trabalho, para uma consulta médica, etc.”, esclarece  Marcos Chagas, diretor de Trânsito da Semob.

image Fiscalizações seguem até dia 17 (Oswaldo Forte / O LIberal)

Multas a partir de domingo


As barreiras terão um cunho educativo até este sábado (9). "No próximo domingo (10) passam a valer medidas mais enérgicas, com a condução à delegacia de quem não se adequar ao decreto", informou a Semob. 

“A palavra de ordem é bom senso. As pessoas precisam estar conscientes que não podem circular se não for por um dos motivos dispostos no edital, caso contrário elas poderão ser penalizadas e inclusive levadas à delegacia. A fiscalização, portanto, é muito mais voltada a verificar o motivo da viagem e não a adequação ao Código de Trânsito Brasileiro”, alerta Gilberto Barbosa, superintendente da Semob.

A Semob diz que as equipes de fiscalização de transporte já vinham atuando na averiguação do cumprimento dos decretos quanto à higienização dos ônibus e ao uso obrigatório de máscaras durante as viagens. Nesta sexta, elas começarão também a parar veículos e orientar os passageiros quanto às determinações do decreto de lockdown. 

Motoristas de aplicativo e de táxi também terão um papel fundamental para que as medidas sejam cumpridas e serão fiscalizados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM