Ladrão de cabeamento é flagrado por câmera de vigilância em Batista Campos

Ação criminosa é comum e traz uma série de prejuízos à população

O Liberal

Um registro feito pela câmera de um circuito de vigilância eletrônica residencial flagrou a ação de um homem não identificado enquanto rouba, sem ser incomodado, parte da fiação que, pela imagem, é usada na rede de telefonia e internet fixa. A prática, além de criminosa e recorrente na Grande Belém, implica em uma série de problemas que afetam diretamente a população. O flagrante foi mostrado no perfil Belem Atualidades do Instagram.

O registro aconteceu na madrugada desta sexta-feira (24) na Rua dos Timbiras, bairro Batista Campos. O alvo dos ladrões nesses casos são os fios de cobre usados como condutores de eletricidade e também nas instalações telefônicas e de internet, que geram interesse no mercado. 

Desde o ano passado o cobre mais que dobrou de preço, diante da valorização do dólar, somado à escassez no mercado e alta demanda pelo metal, considerado nobre. Recicladores irregulares e sucatas clandestinas são os principais receptadores desse tipo de material e, atualmente, chegam a pagar quase 40 reais pelo quilo do material.

Esse tipo de crime, além de ser de difícil combate, afeta desde órgãos públicos e empresas até comunidades inteiras, que podem passar dias sem energia, internet ou telefone por conta dos furtos. O corte de cabos também deixa sinais de trânsito inoperantes.

O que fazer então para evitar essa dor de cabeça? O cidadão que flagrar essas ações criminosas ou estiver desconfiado que vem sendo vítima delas deve acionar a Polícia Militar ou a concessionária de energia para denunciar os autores.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM