CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Inflação acelera em julho no Brasil e transporte pressiona custo de vida em Belém

Alta nas passagens aéreas e transporte por aplicativo impulsionou índice na capital paraense, apesar de alívio nos preços de alimentos

Eva Pires | Especial para O Liberal
fonte

A inflação oficial do Brasil voltou a acelerar em julho, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), com alta de 0,33%. Em Belém, o avanço foi mais contido, de 0,19%, mas os efeitos foram sentidos, sobretudo no custo com transporte. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram uma leve intensificação do índice também no acumulado de 12 meses, que passou de 5,27% para 5,30% no país.

A principal pressão inflacionária no cenário nacional veio do grupo Habitação, que subiu 0,98% e teve o maior impacto individual sobre o índice, com contribuição de 0,15 ponto percentual. Transportes também pesaram no bolso dos brasileiros, com alta de 0,67%, seguidos por Despesas Pessoais, que avançaram 0,25%. Por outro lado, alguns grupos registraram queda, como Alimentação e Bebidas (-0,06%), Artigos de Residência (-0,02%) e Vestuário (-0,10%). A Educação teve variação nula no mês.

Em Belém, transporte pesou mais no bolso

Na capital paraense, o transporte foi o principal fator de alta. O grupo teve aumento de 1,02% em julho, puxado por itens que pesam no dia a dia de quem se desloca com frequência. As passagens aéreas ficaram 29,51% mais caras, enquanto o transporte por aplicativo subiu 14,55%. O custo do transporte urbano, por outro lado, apresentou queda de 5,79%, influenciado pela política de gratuidade em domingos e feriados adotada na cidade.

VEJA MAIS

image Segundo IPCA, Belém finaliza primeiro semestre com o aluguel mais caro do país
Para corretor, um dos principais fatores para a alta nos preços é a realização da COP 30 na capital paraense

image Focus: mediana de IPCA 2025 passa de 5,18% para 5,17%, acima do teto da meta
A partir deste ano, a meta de inflação é contínua, com base no IPCA acumulado em 12 meses.

image Inflação cai em Belém, mas capital paraense permanece entre as mais caras do País
Tanto nos últimos 12 meses, quanto no acumulado do ano, Belém ficou no top três das cidades mais inflacionadas do Brasil

Além do transporte, outro grupo que contribuiu para a inflação local foi o de Despesas Pessoais, com avanço de 0,64%. Nesse grupo, o destaque foi a alta de 3,34% nos jogos de azar, reflexo do aumento na procura por serviços de lazer. O grupo Habitação também subiu em Belém, mas de forma mais branda: 0,25%. Diferentemente de outras regiões, como Brasília, que tiveram reajuste na tarifa de água e esgoto, Belém não apresentou variação nesse item, o que ajudou a conter a pressão.

Alimentação ficou mais barata

Enquanto alguns grupos registraram alta, outros trouxeram alívio ao orçamento. A alimentação, por exemplo, ficou mais barata na capital paraense. O grupo Alimentação e Bebidas caiu 0,41%, com destaque para a alimentação no domicílio, que recuou 0,59%. Alimentos básicos da cesta tiveram redução significativa, como o arroz, com queda de 5,05%, e a cebola, que ficou 6,24% mais barata. A batata-inglesa praticamente não variou, com leve recuo de 0,01%.

Saúde e Cuidados Pessoais apresentaram uma leve retração de 0,12%. Apesar da alta de 0,35% nos planos de saúde e de 0,01% nos produtos farmacêuticos, o impacto líquido foi pouco expressivo. Já o Vestuário teve alta de 0,79%, enquanto os Artigos de Residência subiram 0,31%. Ambos os grupos, porém, tiveram comportamento mais estável no mês. A Comunicação, por sua vez, teve leve queda de 0,28%, e a Educação variou apenas 0,01%.

Em resumo, embora Belém tenha registrado uma inflação mais branda que a média nacional, a alta em serviços essenciais, como transporte e despesas pessoais, reforça a percepção de que o custo de vida segue pressionado, mesmo em um cenário de desaceleração em alguns grupos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM