CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Grávidas com comorbidades começaram a ser vacinadas em Ananindeua

Nesta quinta será a vez de pessoas com 54 anos com comorbidades

Dilson Pimentel
fonte

“Filha, fala com teu médico que é para fazer a vacina logo”. Logo cedo, na manhã desta quarta-feira (5), Juliana de Nazaré Braga Jares, 37 anos, recebeu essa mensagem da mãe dela. Grávida, ela foi imunizada contra a covid-19, em Ananindeua. É que a Prefeitura de Ananindeua iniciou, nesta quarta-feira (5), a vacinação de grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades, ambas na faixa etária de 18 anos ou mais.

Com isso, Ananindeua passa a ser o primeiro município do Estado a iniciar a imunização deste grupo. Nessa mesma quarta-feira, o município iniciou também a vacinação de quem tem síndrome de Down com 18 anos completos ou mais.

Para essa nova fase de vacinação, o município recebeu 8.875 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz. A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que a continuidade da campanha depende da disponibilidade de doses.

Expectativa marcou a vacinação


Juliana de Nazaré Braga Jares está com 35 semanas e três dias de gestação. Ela está esperando uma menina, que vai se chamar Maria Clara. “Extremamente nervosa para fazer a vacina. Soube hoje pela manhã, minha mãe me ligou cedo. E o nascimento está chegando já agora, estou com 35 (semanas). Peguei o atestado, o documento, e vim para comprovar”, disse ela, que foi imunizada no Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo, na Cidade Nova 2.

Ela também comentou o fato de ter sido recebido a primeira dose da vacina. “Por enquanto, é um privilégio para algumas pessoas e é uma esperança de estar mais protegida, de ficar um pouco mais segura na gravidez. Trabalhei até segunda-feira, sempre com muita insegurança. Já estou em casa. Mas, mesmo assim, a gente fica insegura de ir no supermercado, sair de casa e ter contato com os amigos, a família. É em casa o tempo todo”, afirmou.

“Minha mãe e pai já foram vacinados. Eles são idosos, têm comorbidades e já, inclusive, tomaram a segunda dose”, disse. “Essa segurança, principalmente eles, que já fizeram a segunda dose e já têm os 15 dias para estar realmente imunizados. Eles poderem ter uma segurança a mais para ir ao supermercado, receber alguém em casa, mesmo com máscara. Ainda assim, eles continuam com cuidados. A minha sogra também já fez a segunda dose”, acrescentou.

image Pessoas com comorbidades também são vacinadas no novo calendário (Akira Onuma)

Devemos confiar na ciência, diz grávida


Juliana de Nazaré também mandou uma mensagem às pessoas que estão com receio de vacinar. “É confiar na ciência. É se informar, não confiar em boatos, em notícias e confiar nos cientistas, que eles sabem o caminho que a gente tem que seguir”, disse.

A prefeitura também informou que o município de Ananindeua foi um dos primeiros do Estado a iniciar a vacinar o grupo com comorbidades, interrompendo o cronograma vacinal na faixa etária dos 56 anos. Por isso, a Secretária Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) retomou a vacinação nesta quarta-feira (5), com as pessoas com comorbidades de 55 anos completos.

O autônomo Luiz Roberto Oliveira também foi imunizado na manhã desta quarta-feira (5). Recebeu a primeira dose. “Achei ótimo. Foi rápida”, disse. “Pra mim, foi muito importante, pois, nesse período de pandemia, todos estamos preocupados com a saúde. Perdi várias pessoas próximas. E, graças  a Deus, estou com saúde”, afirmou.

Ele faz parte do grupo de hipertensos com 55 anos Na quinta-feira (6), será a vez de quem tem 54 anos completos. A Sesau reforça que todos os pertencentes a estes grupos devem comprovar comorbidades.  

Igrejas ajudam esforços de imunização


A campanha de vacinação de Ananindeua será realizada em nove igrejas distribuídas pelo município e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jaderlândia, sempre das 8 às 13 horas. Para receber a primeira dose do imunizante é necessário apresentar o RG, CPF e comprovante de residência de Ananindeua, além do documento com comprovação da Comorbidade (exame laboratorial ou clínico, receita médica com até 3 mês de validade ou laudo médico com até 3 anos de validade).

No caso das grávidas com comorbidades é necessário apresentar exame de sangue beta hCG (BhCG), já as puérperas também com comorbidades devem apresentar documento que comprove a condição de parturiente. (exemplo: documento da maternidade relacionado ao parto).

De acordo com dados parciais do portal da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, de janeiro até agora, 102.689 pessoas já foram imunizadas contra a Covid-19 em Ananindeua. Dados atualizados às 7h30 desta terça-feira (04). A Secretaria ressalta que este total poderá ser atualizado na medida que as fichas cadastrais são inseridas no sistema do RNDS.

image Onze locais de vacinação atendem moradores de Ananindeua (Akira Onuma)

Calendário e públicos-alvo em Ananindeua


*Quarta-feira (5):*

- Pessoas na faixa etárias de 55 com comorbidades;

- Grávidas com comorbidades de 18 anos ou mais;

- Puérperas (45 dias após o parto) com comorbidades de 18 anos ou mais;

- Síndrome de Down com 18 anos ou mais.

*Quinta-feira (6):*

- Pessoas na faixa etárias de 54 com comorbidades;

- Grávidas com comorbidades de 18 anos ou mais;

- Puérperas (45 dias após o parto) com comorbidades de 18 anos ou mais;

- Síndrome de Down com 18 anos ou mais.

Benevides também vacina grávidas com comorbidades


A Prefeitura Municipal de Benevides também iniciou, na manhã desta quarta-feira (5), a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades a partir dos 18 anos. 

Estão sendo vacinados, ainda, portadores de comorbidades acima dos 54 anos. A meta desta fase é vacinar 1.260 pessoas.  Até quarta feira (5), o município havia recebido 13.228 doses e aplicado 11.307. 

A vacinação ocorre em seis pontos, de 8 às 13 horas. A prefeitura ressalta que é importante apresentar cartão SUS, CPF e comprovante de residência. 

Locais de vacinação de Ananindeua


- Posto Drive-Thru: Unama BR 316

- Paróquia Cristo Rei - Guanabara 

- Igreja Universal - Águas Lindas 

- Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Júlia Seffer.

- Igreja Catedral da Fé - Distrito Industrial 

- Paróquia São Vicente de Paulo - Paar

- Paróquia Santo Inácio de Loyola – Icuí

- Assembleia de Deus - Maguari

- Igreja Quadrangular Labaredas de Fogo - Cidade Nova 2

- Paróquia Santa Paula Frassinetti - Cidade Nova 6

- UBS Jaderlândia

 

Pontos de vacinação em Benevides


- Paróquia Santa Rosa de Lima

- Igreja Quadrangular (Rua da delegacia)

- Igreja Assembleia de Deus Centro

- Assembleia de Deus Murinin

- USF Benfica

- Escola Paulina Ramos

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM