CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Gaymada' chega na 21ª edição e marca resistência e luta contra qualquer tipo de preconceito

A programação já é tradição na Cidade Nova 6, em Ananindeua

Bruna Lima
fonte

O que era apenas uma brincadeira se transformou em símbolo de tradição, resistência e luta contra qualquer tipo de preconceito, a Gaymada de Ananindeua, que se trata de brincadeira de rua conhecida como queimada, completa 21 anos, nesta quinta-feira (8), com o "jogão" tradicional, além de apresentação de quadrilha, performance drags e atrações musicais. A festa começou por volta de 15h e vai até às 23h.

Sergio Bezerra, um dos organizadores do evento, explica que tudo começou há 21 anos como uma brincadeira de rua, mais precisamente na feira da Cidade Nova 6, onde pessoas de diferentes bairros da Grande Belém se encontravam para brincar de queimada. 

"Era uma época em que a gente brincava na rua e a queimada era uma modalidade que incluia o público LGBTQIA+, diferente de outras brincadeiras. Diante disso, nesse feriado de Corpus Christ passamos a fazer alguns torneios e o evento acabou ganhando proporção e virando tradição", explica Bezerra.

Com isso, não apenas os moradores de Ananindeua, mas moradores de diferentes bairros da Grande Belém, principalmente o público LGBTQIA+, passaram a participar do evento que ganhou a referência de "Gaymada". Hoje, a festividade tem um significado de luta e resistência diante das violências que o público vive diariamente.

VEJA MAIS

image 21ª edição do torneio de 'Gaymada' ocorre na próxima quinta (8), em Ananindeua
Evento contará com atrações musicais e até Mister Gaymada

image Torneio de Gaymada LGBTQIA+ é disputado na Aldeia Cabana
Atletas de diferentes bairros de Belém disputam prêmios.

"Hoje quando promovemos esse evento não tem mais o significado apenas de diversão, é uma programação que coloca em pauta questões de políticas públicas, sobre a importância do respeito, da inclusão e entre outras pautas que são importantes e ainda deficientes diante do público LGBTQIA+", detalha Sérgio Azevedo.

A programação, nesta quinta, começou com o "jogão" formado pelos times de diferentes bairros da Grande Belém. Eudes Carlos representa o time do bairro da Pedreira, ele participa do evento desde a terceira edição. E conta que começou a participar por se sentir bem aceito.

A partir disso, cada edição foi ganhando força com os torneios. "A gente sabe que o preconceito é muito grande, já passamos por várias situações, mas a gaymada foi ganhando força e é muito bom ver a construção dessa tradição, pois junto com o jogo conseguimos passar a nossa mensagem", destaca Eudes.

Dos 18 torneios que o time de Eudes participou, 12 foi ganhador. Esse ano, a programação teve apoio de moradores, pequenos comerciantes e da Prefeitura de Ananindeua.

Gaymada em Ananindeua

Sérgio Azevedo acrescenta que a contribuição é fundamental para fomentar o movimento, pois se trata de um trabalho inclusiva no esporte, que gera autoestima e entre outras questões importantes para a comunidade LGBTQIA+.

Queimada

Queimada é um jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil. O material utilizado é uma bola de vôlei ou de borracha, de tamanho médio. O local é um terreno plano demarcado por linhas sendo dividido em dois campos iguais, por uma linha reta e bem visível traçada no solo. O tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores.

O jogo pode conter vinte ou mais jogadores. As qualidades desenvolvidas são movimento, domínio e cooperação. O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM