Filhote de gato-maracajá é resgatado em Benevides; espécie corre risco de extinção
De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental, o animal já havia sido flagrado se alimentando de um lagarto

Um filhote de gato-maracajá foi resgatado nesta terça-feira (11) na estrada de Taiassuí, zona rural de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o animal é uma fêmea e a espécie está caracterizada na situação de vulnerabilidade à extinção.
Inicialmente, moradores da localidade encontraram o felino e o colocaram dentro de uma caixa para que ele não fugisse. Em seguida, acionaram a polícia. O BPA, a comando do major Moura, se dirigiu até o endereço onde o animal estava. Segundo um dos três policiais que participaram do resgate, a filhote estava bastante debilitada e não apresentou sinais de agressividade ou machucados. “Ela estava muito magra quando a encontramos”, detalhou o comandante.
VEJA MAIS
Vídeos compartilhados nas redes sociais durante os últimos dias mostram o gato-do-mato com um lagarto na boca no meio de uma estrada. Os policiais confirmaram à redação integrada de O Liberal que se trata do felino salvo.
Pela tarde, a fêmea foi levada para o Museu Paraense Emílio Goeldi onde receberá atendimento veterinário. Ainda segundo os policiais do BPA, a expectativa é de que na quinta-feira (13), ela seja encaminhada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), para receber a devida destinação.
No entanto, em nota enviada ao Grupo Liberal às 18h05, a Semas disse que não tinha sido comunicado sobre o caso até aquele horário.
A reportagem solicitou mais detalhes sobre o caso para o Museu Paraense Emílio Goeldi.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA