Biólogo explica surgimento de cobras em áreas urbanas e o que fazer caso encontre o animal
Diante dos casos, a população começa a questionar o que se deve fazer nestas situações

Os últimos meses em Barcarena foram de encontros inesperados com animais silvestres, principalmente cobras. No último mês, dois episódios foram registrados. Diante dos casos, a população começa a questionar o que se deve fazer nestas situações. Muitas pessoas acabam por matar os animais, o que pode significar um grande dano para si próprio.
VEJA MAIS
Quem explica é o biólogo Wanderson Gonçalves, que atualmente trabalha na Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município. Mestre em Ciências Ambientais e Doutor em Oncologia e Ciências Médicas pela Universidade Federal do Pará, Wanderson fala a O Liberal sobre os procedimentos corretos a serem tomados por quem encontrar um animal destes, assim como a importância destes répteis para o controle de vetores de doenças.
Quais os fatores que contribuem para o surgimento de cobras nestes lugares?
O principal fator que contribui para o aparecimento de cobras em Barcarena é o crescimento urbano da cidade. Temos um crescimento urbano desordenado e invadimos o habitat natural desses animais.
Outro fator também o acúmulo de lixo. Porque o acúmulo de lixo acaba fazendo com que haja uma maior proliferação de ratos. E os ratos são um dos principais alvos das cobras, elas os procuram. Rãs, pequenos anfíbios, sapos, todos são predados pelas cobras. Então tudo isso acaba atraindo.
O nosso verão amazônico também acaba contribuindo para o aparecimento desses desses animais.
Quais espécies que mais aparecem e porquê?
As espécies que mais aparecem são aqui da região amazônica mesmo. São animais endêmicos da nossa região, na maioria dos casos sucuris, jiboias, a cobra-cipó e também jararaca. Essas duas últimas espécies são classificadas como peçonhentas, então são venenosas.
Mas a grande maioria das espécies que aparecem aqui são espécies inofensivas, que não oferecem nenhum tipo de risco ao ser humano.
O que se deve fazer caso encontre um animal desses na residência?
Caso alguém encontre um animal desse é sempre importante que não mate. Afinal de contas quem está invadindo o espaço desses animais são os seres humanos, somos nós.
O que se deve fazer é acionar os Bombeiros, que fazem a remoção desses animais através da Secretaria de Meio Ambiente do município. É a Secretaria de Meio Ambiente que encontra uma destinação adequada ou até mesmo a soltura desse animal em mata fechada.
Antes, a equipe leva esse animal a um profissional veterinário para avaliar o estado dele e de acordo com a saúde desse animal a gente pode fazer o encaminhamento também para os centros de pesquisa que recebem esses animais, como o museu paraense Emílio Goeldi, a UFRA e o Bosque Rodrigues Alves, que são nossos parceiros.
Porque não matar um animal desses é importante?
É uma questão de equilíbrio ambiental. Esses animais são muito importantes para isso porque fazem parte da cadeia alimentar, então eles são animais no topo dessa cadeia. Por isso, eles acabam sendo importantes predadores de vetores de doenças, como por exemplo ratos. Eles acabam fazendo esse controle populacional desse tipo de vetor.
Isso tudo está relacionado à saúde e ao próprio equilíbrio ecológico, porque esse animal faz parte de todo um processo. Então, quando você mata um animal desses, você o retira desse ciclo natural e sem querer você contribui para o desequilíbrio ambiental.
O crescimento urbano de Barcarena pode colocar em risco animais da fauna local?
O crescimento urbano sempre é um um um sempre gera uma pressão, né? No ambiente. Então certamente o crescimento urbano não só em Barcarena, mas em qualquer cidade, né? Causa uma pressão ambiental e sim pode sim ocasionar eh risco pras pros animais né? Para a fauna local. É uma vez que você destrói o hábito natural desses animais e sem esse hábito natural eles acabam migrando pras cidades. isso que aumenta essa aparição, né? De animais silvestres é na área urbana. Então é por isso que é importante, né? Que a gente sempre tenha eh o município, né? Na verdade, sempre tem essas áreas verdes, né? Áreas que possam se manter. É uma floresta em pé, né? Um ambiente equilibrado para que esses animais possam estar nesses ambientes, que afinal de contas o animal silvestre sempre vai escolher, né?
É possível conviver em harmonia invadindo o habitat de animais como as cobras?
O crescimento urbano sempre gera uma pressão no ambiente. Então, certamente o crescimento urbano não só em Barcarena, mas em qualquer cidade, causa uma pressão ambiental que pode colocar em risco animais da fauna local. Uma vez que você destrói o habitat natural desses animais, eles acabam migrando para as cidades. Isso que aumenta essa aparição de animais silvestres na área urbana. É por isso que é importante que o município priorize a preservação das áreas verdes. São estas áreas que podem manter a floresta em pé.
Os animais silvestres sempre querem ficar no habitat natural, eles não querem se arriscar dentro de um centro urbano. A não ser que haja uma necessidade. Então, por exemplo, se ele está num ambiente desequilibrado, vai procurar alimento no ambiente urbano. Então, para termos essa harmonia, é preciso a criação de áreas verdes e o monitoramento ambiental dessas áreas. Tentar evitar o máximo possível o desflorestamento dentro da cidade e também nas áreas rurais do município. Sim, é perfeitamente possível viver em harmonia, primeiro porque a população precisa se conscientizar de que a maioria das cobras não estão aqui para nos fazer mal.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA