CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Experiência de Belém para construção de Sistema de Cuidados será apresentada em Brasília

Na segunda-feira, 22, representantes da prefeitura farão a apresentação em evento interministerial sobre a elaboração da política nacional do cuidado.

O Liberal
fonte

A experiência de Belém na construção do Sistema Municipal de Cuidados será apresentada em Brasília, na próxima segunda, 22, durante o lançamento do grupo de trabalho interministerial para a elaboração da política nacional de cuidados conduzida pelo governo federal. Na capital paraense, o projeto-piloto inédito no país, que recebeu o nome de Ver-o-Cuidado, é realizado em parceria pela ONU Mulheres e Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João Paulo II, com apoio da Open Society Foundations.

A apresentação do projeto de Belém será realizada durante um seminário que vai compartilhar experiências institucionais e de políticas de cuidados, pela diretora-geral da Funpapa, Sandra Valente, e pela coordenadora-geral do Banco do Povo, Georgina Galvão, que integram o comitê gestor do Ver-o-Cuidado. 

Em Belém, o projeto é realizado em duas frentes: a primeira, tem como foco o apoio à gestão municipal e às instituições públicas na elaboração e implementação do sistema de cuidado. A segunda, busca alcançar as trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, atuando no desenvolvimento de suas capacidades nos aspectos pessoais e profissionais, para que acessem trabalho decente e autonomia econômica.

Veja mais:

image Comitiva interministerial visita Belém para conhecer o projeto do Sistema Municipal de Cuidado
O projeto piloto Ver-o-Cuidado é realizado pela ONU Mulheres em parceria com a Prefeitura.

image Belém avança na implantação do Sistema de Cuidados em prol das mulheres
Secretária nacional dessa política esteve em Belém e enaltece o trabalho feito na capital paraense

No mês passado, uma comitiva do Ministério das Mulheres e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome veio à Cidade das Mangueiras conhecer o Ver-o-Cuidado.

GT

O grupo de trabalho interministerial contará com a participação de 20 órgãos do governo federal. Ele fará um diagnóstico dos programas e serviços de cuidados existentes no país para, posteriormente, elaborar propostas para a Política Nacional de Cuidados e para o Plano Nacional de Cuidados. 

Na segunda-feira, 22, Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres no Brasil, irá participar do seminário na mesa sobre a importância da política de cuidados para o Brasil. E, na terça-feira, 23, Ana Carolina Querino, representante adjunta de ONU Mulheres no Brasil, apresentará a publicação “Rumo à construção de sistemas integrais de cuidados na América Latina e Caribe: elementos para sua implementação”, durante a primeira reunião oficial do grupo de trabalho nacional.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM