CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Distribuição de doces marca dia de Cosme e Damião

Umbandistas fazem doação de bombons às crianças de bairros da cidade

João Paulo Jussara
fonte

No dia de São Cosme e Damião, celebrado hoje pelas religiões afro-brasileiras e ontem, 26, pelos católicos, a tradição de distribuir guloseimas às crianças resiste ao tempo e se mantém viva em Belém. A partir das 17h, as portas do Templo Umbandista dos Tupinambás, localizado no bairro da Cremação, estarão abertas para que centenas de crianças recebam kits com bombons, pipoca, doces variados, bonecas, carrinhos, bolas e vários outros brinquedos.

Marcelo Machado, conhecido como Pai Marcelo da Umbanda, organiza a distribuição há mais de 40 anos. Além de receber as crianças em seu templo, ele também sai em um carro passando por vários bairros periféricos da capital, como Jurunas e Guamá, e doando os brindes e alimentos a crianças carentes. "Faço isso porque o sorriso no rosto de uma criança remete a um bem estar, a uma felicidade interior. É uma alegria muito grande", contou o pai de santo. "A criança precisa desse olhar. Não é só entregar o objeto, é olhar no olho, dar um beijo na testa, um afago nos cabelos, um abraço, um sorriso. Às vezes, elas querem mais isso do que o próprio presente".

A tradição de se distribuir doces para crianças nesta data tem origem nas religiões de matrizes africanas, como uma forma de presentear os gêmeos orixás Ibejis, filhos de Iansã e Xangô. Para Pai Marcelo, além do sentimento bom de trazer alegria a centenas de crianças, o gesto também representa o cumprimento do dever de homenagear as entidades que o favorecem o ano todo com alegria e simplicidade. "Faz parte do tripé, do equilíbrio do nosso templo".

Já a babalorixá Anastácia Corrêa, de 80 anos, oferece as guloseimas no dia de São Cosme e Damião há quase 30. Primeiro, no dia 26, ela distribui para as crianças os tickets, que serão trocados pelos doces. Depois, já no dia 27, as crianças que pegaram os tickets podem trocar pelos brindes. Este ano, serão 300 crianças, que vão receber biscoitos, chopes, suco, bombons e outros alimentos, a partir das 17h, na travessa Enéas Pinheiro, no bairro da Pedreira. "É uma felicidade enorme ver as crianças sorrindo, se divertindo, algumas até emocionadas. Eu espero poder viver mais para continuar tendo essa alegria", concluiu.

História

São Cosme e São Damião eram irmãos gêmeos, nascidos em Egeia, na Grécia, por volta do ano 260 depois de Cristo. Os dois eram médicos e praticavam a medicina voluntariamente, atuando, principalmente, no tratamento de crianças enfermas e animais abandonados. Por volta do ano 300 D.C, eles foram perseguidos pelo imperador romano Deocleciano e morreram degolados. Canonizados no ano de 630, os santos ficaram eternizados como padroeiros dos farmacêuticos, médicos e faculdades de medicina.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM