Diminuiu o número de enterros por covid-19 em Belém

Dados são dos três principais cemitérios públicos municipais da capital

Dilson Pimentel e Igor Mota

A Prefeitura Municipal de Belém confirmou com exclusividade à redação integrada de O Liberal, nesta terça-feira (19), que houve uma redução significativa no número de sepultamentos diários relacionados a quadros de saúde agravados pelo coronavírus nos três principais cemitérios públicos da capital. Esses dados referem-se a pessoas que morreram com suspeitas de covid-19, tiveram a confirmação da doença ou faleceram de outras causas.

Na manhã desta terça-feira (19), a redação registrou um cortejo fúnebre chegando no cemitério São Jorge, na Marambaia. A pessoa morreu de covid-19, informou o funcionário da funerária responsável pelo transporte do corpo. E uma feirante, que preferiu não se identificar e trabalha no local há muito tempo, comentou: “Antes, faziam fila para enterrar. Hoje foi só uma pessoa. Graças a Deus, as coisas estão melhorando. Não está havendo mais tumulto”, contou.

“Antes, faziam fila para enterrar. Hoje foi só uma pessoa. Graças a Deus, as coisas estão melhorando. Não está havendo mais tumulto”, conta a comerciante que atua à porta do cemitério São Jorge, na Marambaia

Sespa anunciou recuo nas mortes


O comentário da trabalhadora ocorreu um dia depois de o titula da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), Alberto Beltrame, ter informado, ainda na noite desta segunda-feira (18), por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, que estudos realizados pela secretaria indicam que o Pará estaria iniciando a queda do número de óbitos diários ocorridos pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

 

 

"Estudos da Sespa indicam que nós estamos chegando numa área de 'platô' e início da queda do número de óbitos diários ocorridos pela covid-19. Isso é uma boa notícia e nós esperamos que a manutenção do 'lockdown', a manutenção de medidas restritivas de isolamento social possam confirmar essa tendência na próxima semana", afirmou o secretário Alberto Beltrame.

"Estudos da Sespa indicam que nós estamos chegando numa área de platô e início da queda do número de óbitos diários ocorridos pela covid-19. Isso é uma boa notícia e esperamos que a manutenção do lockdown, a manutenção de medidas restritivas de isolamento social, possam confirmar essa tendência na próxima semana", afirmou o secretário Alberto Beltrame, titular da Sespa

Prefeitura confirma redução de sepultamentos


Nesta terça-feira (19), e a pedido da redação integrada de O Liberal, a Prefeitura de Belém confirmou que houve uma redução no número de sepultamentos ocorridos diariamente na capital. E divulgou os dados sobre os sepultamentos de pessoas suspeitas, confirmados e outras causas, nos três principais cemitérios públicos de Belém, referentes ao mês de abril e início de maio.

Enterros de vítimas do coronavírus recuam em Belém (Igor Mota / O Liberal)

No cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, a média de sepultamentos estava, por dia, em torno de 20, no mês de abril, chegando a 30 sepultamentos, no dia com maior número. Nos últimos dia, os números foram: 

Dia 15 - 14 sepultamentos - 4 suspeitos e 1 confirmado
Dia 16 - 17 sepultamentos - 6 suspeitos e 1 confirmado
Dia 17 - 07 sepultamentos - 2 suspeitos e 1 confirmado
Dia 18 - 07 sepultamentos - 1 suspeito

No Cemitério São Jorge, na Marambaia, a média era de 15 sepultamentos diários.  No dia com maior registros, foram realizados 20 sepultamentos. Nos últimos dias, os números de supultamentos foram:

Dia 16 - 3 sepultamentos - 2 suspeitos
Dia 17 - 6 sepultamentos - 2 suspeitos e 2 confirmados
Dia 18 - 7 sepultamentos - 2 suspeitos e 1 confirmado

No Cemitério Parque Tapanã, no mês de abril, estavam sendo realizados  de 20 a 25  sepultamentos por dia, dentre casos suspeitos, confirmados e outras causas.

Desde o dia 30 de abril, os sepultamentos desse cemitério passaram a ser direcionados para o cemitério particular Parque Nazaré, onde chegaram a ser realizados de 25 a 30 sepultamentos por dia. Nos três últimos dia, os enterros foram:

Dia 15 - 19 sepultamentos, 4 suspeitos, 4 confirmados
Dia 16 - 15 sepultamentos, 5 suspeitos, 2 confirmados
Dia 17 - 11 sepultamentos, 2 suspeitos
Dia 18 - 14 sepultamentos, 1 suspeito e 3 confirmados

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM