CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cosanpa diz que 40% do novo sistema de abastecimento de Belém já foi implantado

Os serviços abrangem a substituição da rede de cimento amianto por Polietileno de Alta Densidade em 26 bairros da capital

Redação Integrada
fonte

Como parte do Projeto de Controle e Redução de Perdas da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), cerca de 70 quilômetros da nova tubulação da rede de água em Belém já foram substituídos, correpondendo a 40% da implantação do novos sistema de abastecimento.

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui.

Os serviços abrangem a substituição da rede de cimento amianto por Polietileno de Alta Densidade (PEAD) em 26 bairros da capital. O objetivo é reduzir as perdas, o desperdício e melhorar a pressão na distribuição de água. As obras, iniciadas em outubro de 2019, irão beneficiar mais de 800 mil habitantes, segundo a empresa. 

A previsão é que obra seja totalmente concluída em 2021.

“Começamos pelo quinto setor de abastecimento da Cosanpa, que atende os bairros do Curió- Utinga, parte do bairro do Souza e Marco e pelo sexto setor que abastece Canudos, Fátima, parte de São Brás e Nazaré. Nesses setores a parte de implantação de rede já está sendo finalizada. Em maio, realizamos trechos da Travessa Mauriti e em junho também já demos início das obras no bairro do Umarizal e em outra área do bairro de Nazaré”, informa a engenheira responsável pelo projeto, Tatiana Costa. 

A obra está sendo feita pelo método não-destrutivo, com máquinas perfuratrizes, georadar, que fazem o mapeamento das redes existentes nos subsolos, e equipamentos de navegação de última geração. Esse processo tecnológico traz menos transtornos para a população, com menos barulho e maior rapidez nos serviços. Substituídas as redes, haverá aplicação de soldas, para interligação das novas estruturas.

Setorização

Após a implantação da rede e interligação, será realizada a setorização do abastecimento. “Esse processo ampliará o abastecimento de água para a população, com a diminuição de perdas. Vamos diminuir a quantidade de vazamentos e melhorar a qualidade da distribuição da água. Assim, ampliaremos o tempo de vida útil das estações, o que é uma forma de reduzir gastos, utilizando recursos públicos da melhor forma possível”, garante Tatiana Costa. 

Com a setorização, quando a Cosanpa precisar agir em um vazamento, por exemplo, não será necessário interromper o abastecimento de água em diversos bairros. Será possível isolar apenas a área abastecida por aquela rede danificada específica e fazer o reparo.

O projeto também inclui a instalação de 150 mil hidrômetros a partir do final de julho. Após a instalação, será intensificado um trabalho para identificar irregularidades e ligações clandestinas.

As obras, num investimento de R$ 250 milhões, atingirão os bairros: Barreiro, Batista Campos, Campina, Canudos, Castanheira, Cidade Velha, Comércio, Condor, Cremação, Fátima, Jurunas, Mangueirão, Maracangalha, Marambaia, Marco, Miramar, Nazaré, Pedreira, Reduto, Sacramenta, São Brás, Telégrafo, Terra Firme, Umarizal, Universitário e Val-de-Cans.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM