Confira como será a programação do Círio neste domingo
Sem a tradicional procissão, a Imagem Peregrina sobrevoará pela Região Metropolitana de Belém até chegar à Basílica
Pela realidade pandêmica que ainda se vivencia, o Círio deste domingo (10) não terá procissões. Porém, visando amenizar a falta que o contato com a padroeira causa nos fiéis - que pelo segundo ano consecutivo vivenciam um Círio atípico - a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) organizou uma extensa programação que inicia com uma missa às 7h na Catedral de Belém, fechada ao público.
Assim que o término da missa for anunciado, a Esquadrilha da Fumaça prestará uma breve homenagem sobrevoando a Catedral. Às 8h30 a Imagem Peregrina sai do píer na Casa das 11 Janelas e faz um sobrevoo pela cidade, passando por alguns hospitais.
O primeiro hospital será o da Marinha, seguindo pela Ordem Terceira, Exército, Santa Casa, PSM da 14 de março, Beneficente Portuguesa, Amazônia, Ophir Loyola, Unimed, PSM do Guamá, HSM, Porto Dias, Aeronáutica, Metropolitano e Abelardo Santos. A Santa Casa de Misericórdia, PSM da 14 de março, Ophir Loyola, PSM do Guamá, Porto Dias, Metropolitano e Abelardo Santos irão receber homenagem com pétalas de rosas.
“Será um momento verdadeiramente emocionante que lembraremos o quanto foi difícil estes meses, quanto sofrimento e vidas perdidas nestes locais, mas também quantas mensagens de esperança e fé tivemos. Nossa Senhora estará agradecendo aos profissionais de saúde e nos abençoando, para que em 2022 possamos celebrar como ela merece o Círio 230º”, ressalta Albano Martins, coordenador da DFN.
Após o percurso aéreo pelos hospitais, a Imagem Peregrina retorna para o Hangar do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), no aeroporto, e aguarda para fazer um novo sobrevoo pelo trajeto do Círio, às 11h. A Santa irá pousar no estacionamento da Basílica, para acessar a Berlinda e entrar na Praça Santuário, onde ficará em exposição durante a quinzena do Círio.
O público só terá acesso à Praça depois das 12h, quando se inicia a missa de encerramento na Basílica Santuário, presidida pelo bispo auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro. O acesso à missa será permitido, porém controlado.
Relação dos hospitais homenageados
Hospital da Marinha
Hospital da Ordem Terceira
Hospital do Exército
Santa Casa (com homenagem)
PSM da 14 de Março (com homenagem)
Hospital Beneficente Portuguesa
Hospital Amazônia
Hospital Ophir Loyola (com homenagem)
Hospital Unimed
PSM do Guamá (com homenagem)
Hospital HSM
Hospital Porto Dias (com homenagem)
Hospital da Aeronáutica
Hospital Metropolitano (com homenagem)
Hospital Abelardo Santos (com homenagem)
(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do Núcleo de Atualidades)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA