Com previsão de semana mais chuvosa,  meteorologia aponta riscos de alagamentos

Alerta atinge nível laranja: Pará pode ter índice pluviométrico de até 100 milímetros ao dia

Lázaro Magalhães
fonte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o início da semana será de chuvas mais intensas que as que já castigaram a Grande Belém na tarde desta sexta-feira (7). Na última quinta (6), o Inmet divulgou boletim com previsão para os dias chuvosos até a próxima quinta (13). A partir deste domingo (9), e especialmente entre segunda (10) e quarta (12), os índices pluviométricos do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins podem atingir marcas que já sinalizam o alerta laranja do Inmet para os próximos dias - dentro da escala de monitoramento padrão do acumulado de chuvas. 

O sol deve aparecer pelas manhãs, mas as chuvas persistirão com pancadas esperadas para as tardes e noites na Grande Belém e norte do Estado.

Na sexta-feira passada (7), alguns bairros de Belém alagaram e o centro comercial também foi castigado pela rápida chuva do início da tarde

Segundo o Inmet, em várias regiões desses quatro estados, poderá se esperar um volume de chuvas variando entre 30 a 60 milímetros por hora - ou acumulados de 50 a até 100 milímetros por dia. A previsão está dentro do que já havia anunciado o Inmet para o regime de chuvas para todo o Pará até a próxima quarta (12).

ENTENDA

Vale lembrar: essas medições, que nos ajudam a dimensionar o volume de chuvas esperado, significam os totais do que se pode acumular de água, em cada metro quadrado, onde as chuvas cairão.

Ou seja: em cada metro quadrado de seu quintal ou de sua rua, se você pudesse prender a água da chuva em um aquário, vasilha ou caixa de concreto, com as mesmas dimensões (um metro por um metro), seria possível medir, com uma régua colocada em pé, que a chuva prevista pode encher até três a seis centímetros por hora (índice pluviométrico de 30 a 60 milímetros de chuva a cada hora) - ou acumular até cinco a dez centímetros de lâmina d'água empoçados, a cada metro quadrado, ao fim de um dia de chuva (índice de 50 a até 100 milímetros por dia).

Nessas condições, pluviométricas, pelo que se proderia entender com uma simples régua em mãos, a carga de chuva pode trazer contratempos e problemas a locais de difícil drenagem ou pouca estrutura para lidar com possibilidades de alagamentos e transbordamentos com o aumento de volumes de cursos d'água, como rios, ou mesmo barragens. 

ALERTA

Por isso mesmo, o alerta laranja do Inmet cita possibilidades de alagamentos e riscos de deslizamentos de encostas, cheias de rios com transbordamentos para regiões sujeitas a alagamentos às suas margens, no Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins. Os inícios de tardes de segunda e terça-feira poderão concentrar maiores volumes de chuvas.

No Pará, além da área da Grande Belém, onde a água da chuva tem poucas possibilidades de drenagem natural pelo solo - devido à grande área de calçamentos e asfalto, que impedem escoamento e favorecem alagamentos -, a previsão pluviométrica desta semana pede atenção especial a cidades do sul, sudeste e oeste do Pará, onde o inverno já iniciou e as enxurradas já causaram, prejuízos, como em Redenção, na região sul do Estado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM