#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Círio da UFPA emociona fiéis da comunidade acadêmica

Seguindo o tema do Círio 2019, “Todos Unidos pela Fé”, a imagem seguiu em procissão pelas ruas do campus básico e do profissional, recebendo várias homenagens nos institutos e faculdades pelas quais passava.

Redação Integrada
fonte

Na manhã desta sexta-feira (27) aconteceu mais uma edição do Círio da Universidade Federal do Pará (UFPA). A procissão, que acontece há onze anos na instituição de ensino, homenageia a maior festa religiosa do país e conta com a participação de membros da comunidade acadêmica, iniciando às 7h da manhã com a chegada da imagem peregrina ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ao chegar à instituição hospitalar, a imagem peregrina foi recebida pela Superintendente do Complexo Hospitalar, Regina Fátima Feio Barroso, pelo Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e pela Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Bettina Ferro, Ana de Fátima Brito. Servidores do hospital conduziram a imagem pelos corredores, setores e ambulatórios do Bettina, podendo chegar mais perto da imagem para realizar pedidos ou agradecer uma graça alcançada.

O evento acontece desde 2009, organizada por servidores da Universidade, que criaram o Grupo de Oração Universitário (GOU) e desde então realiza a peregrinação pelas ruas da cidade universitária. “A Universidade é uma instituição laica, mas também respeita as crenças e religiões de todos os seus servidores, e a festa de Nossa Senhora de Nazaré congrega toda a sociedade paraense, em um espírito de harmonia e solidariedade. Em respeito à devoção de diversos servidores, a instituição acolhe esta manifestação”, afirma o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, que conduziu a imagem peregrina até a berlinda para prosseguir em procissão.

Para Ana de Fátima Brito, Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Bettina Ferro, o fato de o Círio da UFPA sair do HUBFS representa uma grande relação com a médica que dá nome ao hospital, que era religiosa e pregava valores como o cuidado e a caridade. “O cuidado, o respeito, a valorização ao outro, a igualdade para chegar na equidade, ter um Sistema Único de Saúde (SUS) que acolhe, que cura, e que orienta para uma qualidade de vida. Portanto, o Círio sair daqui do Bettina representa essa imagem do aconchego de Maria aos nossos funcionários e pacientes”, diz a gestora.

“A experiência do Círio é única, e só sente quem vive esse clima e essa época, então esperamos que Nossa Senhora de Nazaré abençoe o nosso Complexo Hospitalar, abençoe nossas atividades e nos ajude a dar o melhor de nós para a população paraense em nossos hospitais”, afirma a Superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA, Regina Feio, que participa do Círio da UFPA pela primeira vez como gestora do Complexo.

Homenagens 

Seguindo o tema do Círio 2019, “Todos Unidos pela Fé”, a imagem seguiu em procissão pelas ruas do campus básico e do profissional, recebendo várias homenagens nos institutos e faculdades pelas quais passava. O cortejo seguiu até o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), onde foi realizada uma missa com o padre Edvaldo Andrade Amaral, da Paróquia Santo Inácio de Loyola.  

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM