CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: 'Quermesse Mariana' conta com pontos de reciclagem a partir desta sexta

A programação inédita vai reforçar as ações sustentáveis promovidas pela Diretoria da Festa; confira a novidade

Gabriel Pires
fonte

Após dois anos sem as festas do Círio de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) anunciou, nesta terça-feira (6), que durante a Quermesse Mariana, realizada a partir da próxima sexta-feira (20), pontos de coleta para recolhimento de materiais recicláveis serão distribuídos na Praça Santuário. A iniciativa é idealizada pela DFN em cooperação com a empresa Guamá Tratamento de Resíduos, que buscam mobilizar a educação ambiental entre os fiéis que participam da programação

Até o dia 29 de maio, quatro pontos de coleta de resíduos recicláveis e lixeiras para material orgânico estarão disponíveis para receber os descartes. Os pontos de recebimento estarão em lugares de grande circulação de pessoas, além de locais próximos às vendas de alimentos. Os resíduos coletados durante os dias da quermesse serão recolhidos por voluntários e entregues à cooperativa, que cuidará da destinação final.

A novidade faz parte do projeto "EcoCírio", que é realizado desde 2016 pela coordenação da festividade e promove a consciência social e ambiental a todos aqueles que participam da quadra nazarena.

Segundo Sérgio Reis, diretor da Festa de Nazaré, o objetivo do projeto é “fazer das procissões e eventos do Círio ambientes mais sustentáveis”.

Ele comenta que a inserção do projeto ambiental na primeira edição da Quermesse Mariana pretende sustentar os ideais sustentáveis dos eventos nazarenos. “Isso é muito bom não só para as pessoas que participam desses eventos, mas também para a cidade”, comentou Sérgio.

Para José Bezerra, diretor regional da Guamá Tratamento de Resíduos, é motivo de honra estar presente nas festividades que fazem parte do Círio de Nazaré e destaca a dimensão da ação.

“Essa iniciativa conjunta visa manter o espaço agradável e saudável para quem frequentar a Quermesse, aproveitar ao máximo a reciclagem de resíduos gerado nos dez dias, além de ser uma oportunidade de orientar a comunidade sobre educação ambiental”, afirmou José Bezerra.

Ao longo de toda a comemoração religiosa, a empresa de resíduos sólidos ainda prestará orientações aos participantes sobre a importância da coleta seletiva para o meio ambiente

Além da Guamá Tratamento de Resíduos, outras 5 parcerias atuam no projeto, como o Instituto Solví de Responsabilidade Social, Recicle Soluções Ambientais, Associação Nhandeara, Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (Gemas) e Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (Geamaz), ambas vinculadas à Universidade Federal do Pará (UFPA).

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, Victor Furtado)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM