CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ciclistas fazem pedal solidário, em Belém, em homenagem ao 'Viado da Bike'

Eles arrecadaram alimentos e uma certa importância em dinheiro para ajudar o ciclista, que é muito conhecido na cidade

Dilson Pimentel
fonte

Ciclistas participaram, na tarde deste sábado (26), em Belém, de um pedal solidário em homenagem ao idoso José Américo, de 65 anos, popularmente conhecido como “Viado da Bike”, que está com problemas de saúde. Por volta das 17h20, eles saíram do estacionamento do Santuário de Fátima, na rua Antônio Barreto, e seguiram inicialmente pela avenida Duque de Caxias.

Organizador do evento, o professor Evander Oliveira falou sobre o pedal solidário. “O nosso amigo Américo, que é o “Viado da Bike”, está passando por umas dificuldades de saúde. A gente resolveu encampar essa luta e chamar os ciclistas para doarem e fazerem esse pedal em homenagem a ele, que há mais de 40 anos divulga o ciclismo em Belém”, contou.

Os ciclistas arrecadaram alimentos e uma certa importância em dinheiro, que vão ser entregues para José Américo. Eles foram inicialmente pela avenida Duque de Caxias. Depois, retornaram pela mesma avenida e seguiram pela rua Antônio Barreto, travessa Nove de Janeiro, rua Diogo Moia, travessa 3 de Maio, chegando à Vila Lameira, onde mora o “Viado da Bike”.

Ele reside no bairro de Fátima há mais de 30 anos. “O pedal termina hoje. Depois, quem quiser, pode ir diretamente à casa dele e fazer a sua doação”, explicou Evander.

image Organizador do evento, o professor Evander Oliveira falou sobre o pedal solidário: “O nosso amigo Américo, que é o “Viado da Bike”, está passando por umas dificuldades de saúde" (Ivan Duarte/O Liberal)

VEJA MAIS

image Viado da Bike: conheça a história de José Américo, que está doente e precisa de doações
O morador mais conhecido do bairro de Fátima precisa de ajuda. Pedal solidário em prol do conhecido ciclista de Belém será realizado no sábado (26), às 17h, com saída em frente ao Santuário de Fátima

Engenheira de computação, Barbara Pojo, 29 anos, disse que o pedal era importante porque o José Américo é uma figura pública na cidade. “Se ele está precisando, a gente tem que ajudar. Os ciclistas de Belém já são unidos como um todo. Então é uma forma de a gente mostrar pra ele que ele é importante”, afirmou.

O tatuador Rerisson dos Santos, 37 anos, disse que o pedal era para ajudar um amigo, que está precisando muito. “E, também, para mostrar que a gente é tudo unido”, contou.

"Ele é um ícone. Todo mundo o conhece", disse professor

O professor André Santos, 51 anos, também participou do pedal solidário. “É para ajudar o próximo. Nosso amigo está precisando, passando por um sério problema de saúde e resolvemos dar essa força”, disse. “Ele está sem se movimentar, com problema de circulação. E ele trabalha fazendo entrega, delivery de bike. E ficamos sabendo que ele está impossibilitado de trabalhar e resolvemos arrecadar alimentos”, contou.

E acrescentou: “Ele é um ícone, todo mundo o conhece. Então vamos ajudar o nosso colega”. André é um dos fundadores do grupo Pedal Extremo, que tem oito anos de existência. Um problema de saúde afastou das ruas de Belém o "Viado da Bike".

Ele ganha a vida fazendo pequenos bicos na vizinhança, como compras na feira, entrega de roupas, capinagem, entre outros. Mas, depois que a sua perna esquerda começou a apresentar problemas de circulação, o idoso passou a sentir muitas dores e ficou impossibilitado de pedalar, e até mesmo caminhar, o que também comprometeu o seu sustento.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM