CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Campanha alerta sobre abandono de animais 

Estimativas apontam que há 20 mil animais nas ruas de Belém

Redação Integrada
fonte

A campanha Dezembro Verde alerta a população sobre as consequências do abandono de animais e busca falar sobre a importância dos cuidados e da responsabilidade com quem decide ser pai ou mãe de pet. Desde 1998, abandonar e maltratar os animais é crime, mas em setembro de 2020, uma nova legislação federal aumentou a pena de detenção para até cinco anos, com processo na vara criminal.

A Prefeitura de Belém estima que 20 mil animais vivam abandonados da capital paraense, enquanto a Organização Mundial da Saúde aponta, no Brasil, mais de 30 milhões de cães e gatos vagando sem donos pelas ruas. Para a ativista Elisabete Pires, do projeto Peludinhos UFPA, o tema é urgente. "O cenário é crítico. Com a pandemia, tivemos um aumento considerável nos abandonos, por razões financeiras. Mesmo protetores, ativistas e aliados da causa, também foram desfavorecidos com a crise gerada", avalia ela.

Pires entende que ter um lar é fundamental não só para a questão emocional dos animais, que se sentem seguros, mas a questão é também de saúde pública. "Mesmo sem todos os animais estarem enfermos, eles são vistos como depósitos de doenças. Por isso, são agredidos e enxotados. Precisamos olhar para os animais das feiras, das ruas, para que haja microchipagem e monitoramento. O mais importante, porém, é a atuação do poder municipal na castração", diz ela.

Diversas outras causas também motivam a campanha além da eventual transmissão de doenças, como o número de acidentes de trânsito envolvendo animais em centros urbanos, por exemplo, além do abandono comum de animais por conta das festas de fim de ano. "Muitas pessoas abandonam os animais sem jogá-los nas ruas. Se você tem um animal e deixa ele no fundo do quintal ou não alimenta direito ou não interage, isso é abandono. É um alerta importante da campanha, pois quem adota os animais, precisa dedicar tempo e atenção a eles", informa Elisabete, que lamenta o fato de que apesar dos apelos constantes, o projeto dela já resgatou no mês de dezembro, em 14 dias, metade do número de animais resgatados em todo o mês de novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) afirmar ter percebido, de fato, "um pequeno aumento de abandono de animais durante a pandemia, uma vez que cresceu a procura pelo CCZ para a entrega de animais domésticos". A Sesma reforça que o CCZ não recebe animais saudáveis abandonados, visto que é uma unidade de vigilância e não possui abrigo para animais em situação de rua sem suspeita para alguma zoonose.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM