CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Integrantes do Arraial do Pavulagem são atingidos acidentalmente por 'gás' durante oficina

A Guarda Municipal de Belém, que fazia a segurança no local das atividades, vai apurar o caso

Fernando Assunção e Eduardo Rocha
fonte

Um incidente marcou a noite da última quarta-feira (10), durante a oficina promovida pelo Instituto Arraial do Pavulagem em preparação para os arrastões do mês junho. Os integrantes do grupo participavam de um ensaio na área do Boulevard Castilhos França, ao lado do complexo do Ver-o-Peso, quando foram atingidos por uma nuvem de gás. A substância provocou mal estar e gerou tumulto entre os brincantes. Além dos adultos, havia crianças e idosos no local, que precisaram ser auxiliados. Ninguém ficou ferido. A Guarda Municipal de Belém informou que vai apurar o caso.

VEJA MAIS

image Arraial do Pavulagem realiza programação gratuita no Gasômetro, e anuncia data do 1º Arrastão do ano
O 1º 'Arrastão' será no dia 11 de junho. E, para celebrar as programações de 2023, o Instituto realiza hoje, 27, exibição de documentário, roda de conversa e Roda de Boi com Arraial do Pavulagem e participação especial de Mestre Damasceno

image Minissérie 'Pará Musical', gravada em Belém, vai mostrar os ritmos e artistas das terras paraenses
A produção do Canal Bis está sendo gravada em Belém com artistas como Dona Onete, Manoel Cordeiro, Arraial do Pavulagem, Keila e Arthur Espíndola, entre outros.

‌De acordo com o relato de alguns brincantes, eles teriam sido atingidos por gás lacrimogêneo enquanto ensaiavam em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem, que fica no Boulevard Castilhos França. A substância provoca irritação nos olhos e lacrimação, que pode levar a um quadro de cegueira temporária, além de alergia respiratória.

Os brincantes ouvidos pela reportagem não sabem precisar de onde veio o gás. “Eu estava sentada ali na frente e vi quando crianças, idosos, todos começaram a passar mal. Tinha uma criança que chegou a ficar vermelha. Muita gente mesmo sentindo os efeitos; alguns correram, vomitaram, ficaram sem ar, outros [asmáticos] precisaram usar bombinhas e ninguém conseguiu ver, ninguém sabe, foi uma coisa estranha. Tinha policiamento lá próximo, porque fica uma viatura fazendo a nossa segurança, mas ninguém percebeu de onde veio”, narrou uma brincante.

Os efeitos provocados pelo gás interrompeu as atividades do dia. “Eu estava tossindo, passando mal, vendo o desespero de todo mundo, querendo ajudar, dando água para os idosos”, completou a testemunha.

O que pode ter acontecido

Ainda na noite de quarta-feira (10), uma mensagem compartilhada via redes sociais atribuiu o incidente à Guarda Municipal de Belém, que permaneceu com uma viatura na esquina do Boulevard Castilhos França com a avenida Presidente Vargas. Especula-se que uma bomba de gás lacrimogêneo tenha caído no chão acidentalmente na hora em que os agentes guardavam os equipamentos.

Posicionamento do Instituto

O Instituto Arraial do Pavulagem divulgou, nesta quinta-feira (11), uma nota em que reitera a parceria com a Guarda Municipal de Belém (GMB) na realização das atividades, que vão desde as oficinas até as apresentações oficiais do Arrastão do Pavulagem pelas ruas do centro, "sempre prezando pela segurança de todos". "O Instituto informa, ainda, que desconhece a origem do incidente de ontem (10), ao final das atividades do dia, e que não há registro de feridos. A programação do Calendário de Atividades segue normalmente com os parceiros", completou.

A Guarda Municipal

Também por meio de nota encaminhada nesta quinta-feira (11), a Guarda Municipal de Belém (GMB) confirmou que estava presente durante o ensaio do Arraial do Pavulagem, juntamente com agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), com duas motocicletas e dois GCMs. Os motopatrulheiros ficaram posicionados na rua Municipalidade com a avenida Presidente Vargas, dando apoio na interdição de vias e garantindo segurança, como repassado pelo próprio instituto.

"A GMB informa, ainda, que os guardas municipais que estavam de serviço informaram que os disparos de spray de pimenta não partiram deles. Ainda assim, a GMB vai apurar os fatos".

Atividades prosseguem sem prejuízo

As oficinas do Instituto Arraial do Pavulagem ocorrem de domingo a domingo, até o dia 21 de maio, quando iniciam os ensaios oficiais, que só encerram às vésperas do primeiro domingo de cortejo (dia 11 de junho), marcando o início da quadra junina da capital. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM