Bolo de meia tonelada esperou seis horas para ser distribuído no Ver-o-Peso
Centenas foram ao complexo da feira para os festejos de aniversário da capital

Seis horas de espera: esse foi o tempo que separou a montagem do bolo de aniversário de Belém da cerimônia dos parabéns que culminou com o corte e a distribuição do bolo da programação pelos 403 anos de Belém. O tradicional “Parabéns Pra Você”, promovido pela Prefeitura de Belém, contou mais uma vez com grande procura de populares no complexo do Ver-o-Peso.
LEIA MAIS:
- "Parabéns, Belém" é um dos tópicos mais comentados do Twitter
- Prefeito e governador não se encontram no Ver-o-Peso
- Abraço à prefeitura pediu proteção de Belém contra injustiças
- Em missa do aniversário de Belém, violência foi tônica do sermão
Três confeiteiras da panificadora Versailles produziram o bolo, que teve 20 metros de cumprimento e quase meia tonelada de massa, recheio e confeitos. A massa, de pão de ló, levou suco de laranja, leite, ovos, açúcar, trigo e fermento, além de vinhos Moscatel e do Porto.
O recheio era de castanha do Pará, cupuaçu, doce de leite e doce de goiaba. A cobertura, de glacê mesclado com chocolate, contava com passas e frutas cristalizadas.
MONTAGEM
A montagem do bolo foi iniciada ainda às 5h deste sábado (12). Seis pessoas foram necessárias para a tarefa de colocação de recheio e cobertura. Em cima do bolo, figurava a marca da Prefeitura de Belém e colaboradores, além da vela dos 403 anos da capital.
A espera de uma hora de atraso no corte do bolo alvoroçou feirantes, vendedores ambulantes, visitantes da feira e todos os demais que compareceram ao Ver-o-Peso com o intuito de participarem da festa e, principalmente, conquistarem um naco do bolo gigante do aniversário.
PARA CASA
Grades de contenção foram dispostas para separar autoridades e convidados ilustres e famosos da população que compareceu à área da feira. Após os parabéns, os primeiros pedaços eram distribuídos pelos convidados aos que foram ao Ver-o-Peso.
Ao fim das formalidades, com a saída do prefeito de Belém do local e após a passagem do governador Helder Barbalho pelo complexo, a segurança foi afrouxada.
Várias pessoas, com vasilhames, com as mãos, e até com papéis distribuídos pela programação oficial de aniversário, então correram ao bolo gigante para garantirem bons pedaços da massa.
Em poucos minutos, o bolo dos festejos de Belém cumpria finalmente a missão velada por horas: adoçar, com confeitos, recheios e massa, mais uma festa para as massas - que conferem, afinal, o poder que tem a obrigação de ajudar a construir, fortalecer e defender as dimensões várias da cidadania na centenária Cidade das Mangueiras.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA