Belém sedia congresso de comunicação pela terceira vez
ENCONTRO - A abertura oficial do Intercom 2019 será amanhã à noite, na UFPA
Belém recebe pela terceira vez edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2019, que este ano tem como tema “Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia”. O evento é considerado o maior congresso latino-americano de comunicação e nesta 42ª edição conta com 2.700 pessoas inscritas, previamente. São profissionais e alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento.
A abertura oficial ocorre na noite de amanhã, às 19h30, no Centro de Convenções Benedito Nunes, o “Hangarzinho”, na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Guamá. Logo após a cerimônia de abertura oficial, segue programação acadêmica, artística e cultural. As programações paralelas dentro do evento iniciaram desde segunda (2) e estão distribuídas em 25 pontos da UFPA. A programação é aberta e gratuita para o público em geral.
Maria Ataíde Malcher, diretora da organização local do Intercom, explica que o evento é anual e reúne entre duas mil a cinco milpessoas de diversos lugares do Brasil e de fora do País, dependendo do lugar onde é realizado. “Em Belém, já contamos com 2,7 mil pessoas inscritas e mais de 300 pessoas trabalhando no evento. O Intecom congrega diferentes eventos como fóruns, que são considerados pré-congressos, e inclusive eventos internacionais.
O pessoal começa a chegar para o Intercom desde a segunda e nesta quinta vai ficar mais intenso porque é a abertura, com programação solene, científica, artística e cultural. Durante o dia vamos ter mesas principais com convidados nacionais e internacionais”, explica. Malcher esclarece ainda que, antes do congresso nacional, outros congressos são realizados em cada uma das cinco regiões do Brasil.
Com isso, além da diversidade na programação, do caráter multidisciplinar e de diálogo entre academia e mercado, o Intercom serve ainda como o encontro de diferentes gerações. “Temos alunos que vieram pela primeira vez no congresso e também pessoas que são referências nacionais e internacionais, nossos professores sêniores e grandes mestres. Então, essa mistura é muito salutar, porque eles se igualam nesse momento, pois, como é um congresso grande, não existe lugar exato para um ou para outro, todo mundo se mistura. É um evento também plural, pois há pessoas inscritas, que recebem o certificado, mas é aberto ao público para usufruir de toda a programação”, afirma a diretora da organização local do Intercom.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA