Belém recebe peregrinação com relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus; veja a programação

Urna armazena um pedaço de fêmur e do pé da carmelita francesa canonizada no século XX.

Lucas Quirino
fonte

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face estarão em Belém a partir desta sexta-feira (5) durante uma peregrinação que percorre diversos estados brasileiros. Considerada a santa Padroeira das Missões, as peças a ela relacionadas permanecerão na capital paraense até o dia 8 de abril.

A programação contará com peregrinação, missas, momentos de oração e vigílias, além de atividades que reforçam a espiritualidade desta que é uma das santas mais populares no Brasil e tem inúmeros devotos na capital paraense. Só na Arquidiocese de Belém, quatro Paróquias são dedicadas a ela: no Jurunas, no Souza e no Tenoné, em Belém; e em Águas Lindas, em Ananindeua. Em Benevides, há ainda o Mosteiro das Monjas Carmelitas Descalças que também leva o nome da “Santa das Rosas”, como é conhecida.

“A visita das relíquias de Santa Teresinha é um momento de graça divina. Estamos na oitava da Páscoa e no final de semana da Festa da Divina Misericórdia, a urna chega em nossa arquidiocese. Estamos no ano da oração na Igreja Católica do mundo inteiro, em preparação ao jubileu ordinário do ano de 2025. Santa Teresinha é padroeira das missões porque a sua oração e seu exemplo de vida chegou ao mundo todo e até hoje são inúmeros os relatos de graças alcançadas por sua intercessão. Ela prometeu que após sua morte iria enviar do céu uma chuva de rosas, fazendo amar a Deus como ela ama”, destaca o Padre do Carmelo Secular Roberto Trindade, da Ordem do Carmelo Descalço.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Marie-Françoise-Thérèse Martin nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França, e faleceu no dia 30 de setembro de 1897, em Lisieux, aos 24 anos. Santa Teresinha do Menino Jesus é um título que lhe foi dado após a morte em referência à devoção que tinha ao Menino Jesus. Ela era conhecida por sua profunda devoção a Jesus Cristo, especialmente em sua infância.

Santa Teresinha é uma das santas mais populares da Igreja Católica e conhecida por sua “Pequena Via” de espiritualidade, que enfatiza a simplicidade e a confiança na misericórdia de Deus. Teresinha entrou no convento das carmelitas em Lisieux aos 15 anos e viveu uma vida de humildade e amor a Deus. Ela foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e proclamada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997. Também é a padroeira das Missões na Igreja.

Veja a programação completa:

5/04 - Sexta-feira 

8h30 - Chegada das relíquias no Aeroporto Internacional Val-de-Cans no dia 05/04, e segue direto para o Carmelo Santa Teresinha, em Benevides, onde passa o restante do dia. 

6/04 - Sábado

6h15 - Santa Missa na Capela do Carmelo, presidida pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Paulo Andreolli

7h - Saída da Urna do Carmelo em direção à Catedral Metropolitana de Belém

9h - Santa Missa com a participação da Vida Religiosa e do Laicato

12h - Chegada da Urna na Paróquia Santa Teresinha no Tenoné 

18h30 - Celebração com a Juventude Arquidiocesana, presidida por dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. Após a celebração, os jovens seguirão em vigília até às 06h na Paróquia da Santa Cruz, na avenida Almirante Barroso.

7/04 - Domingo

6h - Chegada das Relíquias à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro do Jurunas

7h - Santa Missa na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, no bairro do Jurunas

8h às 10h - Visitação 

10h - Saída da Carreata

11h - Chegada à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, bairro Águas Lindas, em Ananindeua, onde ficará até as 16h30

17h15 - Acolhida no Ginásio da Tuna, organizada pela Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia

17h45 - Homenagens envolvendo madrinhas e padrinhos das rosas, pastorais e movimentos

18h - Santa Missa no ginásio

22h - Traslado da urna do Ginásio da Tuna para a Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia

22h30- Santa Missa na Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia, no bairro do Souza

8/04 - Segunda-Feira

1h - Vigília 

6h - Santa Missa (despedida) na Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia

7h30 - Carreata dos fiéis da Paróquia de Santa Teresinha da Amazônia até o Aeroporto Internacional de Belém, de onde a urna segue para a Arquidiocese de São Luís, no Maranhão.

Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM