Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Belém amplia amplia a 4ª dose da vacina contra covid-19 para novos grupos a partir de segunda (9/5)

Capital também dá atenção ao sarampo. Ananindeua e Marituba também retomam agendas de primeira à quarta doses contra a covid-19

O Liberal

​A partir desta segunda (9), a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) irá ampliar, até sexta-feira (13), para novos grupos, a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19. Trabalhadores da educação do ensino básico e superior e integrantes das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, com 18 anos ou mais, poderão tomar o reforço, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou nas faculdades e shoppings centers com salas de imunização.

Além destes grupos, estão aptos à quarta dose trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais, pessoas com idade a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente) e imunocomprometidos com 12 anos ou mais. A quarta dose – ou segundo reforço – deve ser administrada quatro meses após a aplicação da terceira dose.

O órgão municipal de Saúde informa, ainda, que a partir de segunda (9), a vacina pediátrica da Pfizer estará disponível nos postos de vacinação da rede municipal.

Na campanha contra a covid-19, a primeira e segunda doses estão liberadas para crianças (de 5 anos a 11 anos), adultos e idosos que ainda não foram vacinados. É necessário haver intervalo de quatro semanas entre as doses, com exceção da Pfizer pediátrica, cujo intervalo entre doses é de oito semanas.

A terceira dose está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro de 2022. Pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos, com intervalo de oito semanas após a segunda dose, também podem tomar a terceira dose. Para receber o imunizante, basta apresentar uma cópia do laudo ou atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão.

Critérios

Pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidas) são aquelas com imunodeficiência primária grave; que fazem quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas; aquelas vivendo com HIV/ aids; que fazem uso de corticóides em doses ≥ 20mg/ dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias; que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune; portadoras de doenças autoinflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Trabalhadores da saúde são todos aqueles que fazem parte da categoria profissionais de saúde (atuantes ou não), bem como os que atuam na vigilância à saúde ou em espaços e estabelecimentos de assistência, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, consultórios e outros. Enquadram-se nessa categoria, por exemplo, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros, entre outros. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/ parteiras.

A vacina contra a covid-19 também pode ser ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde, desde que apresentem declaração emitida pela i​​nstituição onde está sendo feito o estágio.

Para se vacinar, basta apresentar RG, CPF ou cartão SUS, comprovante de residência de Belém e documento comprobatório da profissão que exerce.

Influenza

A campanha de vacinação contra a gripe segue o calendário e critérios do Ministério da Saúde. Contra a influenza podem se vacinar os seguintes grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores 5 anos; gestantes; puérperas; professores da rede pública e privada; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; pessoas com deficiência; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; trabalhador portuário; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medida socioeducativa.

A Sesma informa também que crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias que nunca receberam a vacina contra Influenza podem receber duas doses, com o volume indicado para a idade.

Crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias que receberam uma ou duas doses de vacina contra Influenza em anos anteriores podem receber dose única, com o volume indicado para a idade. Crianças a partir de 5 anos e adultos podem receber dose única.

Sarampo

Contra o sarampo, a campanha está voltada para dois públicos, que são todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os trabalhadores de saúde, podendo tomar uma ou duas doses, dependendo do caso. Trabalhadores de saúde de todas as idades podem completar ou iniciar o esquema de duas doses, a depender da situação vacinal.

Veja onde se vacinar, no período de 9 a 13 de maio:

- Postos de vacinação da rede municipal (UBS e Estratégias de Saúde da Família), das 8h às 17h;

- Universidades (Unifamaz, Fibra, Unama), das 9h às 17h;

- Shoppings centers (Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, Parque Shopping e IT Center), das 10h às 17h.

Sesma amplia atenção de várias doses a outros grupos (Ivan Duarte / O Liberal)

Marituba vacina contra covid-19 nesta segunda; veja locais


A Prefeitura de Marituba divulgou o calendário de vacinação contra a covid-19 para esta segunda-feira (09/05). O cronograma é válido até a próxima sexta-feira (13/05). Recebem a primeira dose pessoas com idade a partir dos 5 anos completos; a segunda dose estará disponível para quem recebeu a primeira dose até o dia 28 de março de 2022.

Já a terceira dose ou dose de reforço é destinada às pessoas com idade a partir dos 18 anos completos e com quatro meses da aplicação da segunda dose. A terceira dose ou dose adicional para imunocomprometidos poderá ser aplicada em pessoas que estejam imunocomprometidas com 28 dias da aplicação da segunda dose.

De acordo com a prefeitura, a quarta dose é para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses da aplicação da terceira.

Confira os locais e horários de vacinação:

- USF Haifa Gabriel (Rua Antônio Armando S/N. Bairro Almir Gabriel)

- UBS Gilson Rufino Gonçalves (Tv. Antônio Maria Brito, 10 - Bairro Decouville)

- USF Nova Marituba (Loteamento Imperial S/N. Bairro Nova Marituba)

- UBS Nossa Senhora da Paz (Rua Da Divisa S/N. Bairro Nossa Sra. Da Paz)

- USF Adalúcio Calado (Praça Jarbas Passarinho S/N. Bairro Dom Aristides)

- USF Uriboca (Rua Uriboca Velha S/N, Bairro Uriboca)

- USF Santa Clara (Av. Paula Roberta S/N. Bairro Santa Clara)

- USF Santa Lúcia (Rua Alfredo Calado, Pass. 20 De Setembro Nº 08. Bairro Santa Lúcia)

- USF Canaã (Rua Sete de Setembro S/N, Bairro Canaã)

- USF Cristiano Cláudio Torres (Residencial Viver Melhor)

- USF José Coelho Serrão (Rua Da Sagre S/N. Bairro Boa Vista)

- USF União (Rua São Francisco S/N. Bairro União)

- USF Manoel Paiva (Tv. Oitava, Quadra 8, 13 – Agrovila São Pedro – Bairro Decouville)

- USF Riacho Doce (Rua Dos Navegantes S/N. Riacho Doce)

- USF São Francisco (Rua Da Cerâmica S/N. Bairro São Francisco)

- USF Betânia (Pass. Cametá S/N. Bairro Pedreirinha)

- USF Bela Vista (Rua São José S/N. Bairro Bela Vista).

- USF Celina Lameira (Rua São Francisco S/N. Bairro Novo Horizonte).

Horário: de 8h às 14

Cobertura de doses contra a covid-19 avança na Grande Belém (Igor Mota / O Liberal)

Ananindeua aplica de primeira a quarta doses contra covid-19 


Em Ananideua, a imunização é destinada a adultos, adolescentes e crianças. O calendário desta semana contempla a primeira, segunda, terceira e quarta dose.

Coronavac

1ª dose: Vacinação destinada às crianças de 6 a 11 anos e demais pessoas a partir de 12 anos;

2ª dose: Vacinação destinada às crianças de 6 a 11 anos e demais pessoas a partir de 12 anos que estejam com intervalo de 28 dias completos após a primeira dose.

Pfizer pediátrica

1ª dose: Vacinação destinada para crianças de 5 a 11 anos completos, imunocomprometidos ou não;

2ª dose: Vacinação destinada às crianças de 5 a 11 anos completos, imunocomprometidos ou não, com intervalo de 2 meses completos após a primeira dose.

Janssen

3ª dose: Vacinação destinada às pessoas com 18 anos ou mais, que tenham intervalo de 04 meses completos após a aplicação da segunda dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

4ª dose: Pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos ou não, com intervalo de 04 meses completos após a aplicação da terceira dose, independente do imunizante utilizado nas doses anteriores.

Obs: Gestantes não podem tomar a vacina da Janssen

Documentos necessários:

- Primeira dose: RG, CPF ou Cartão SUS.
- Segunda, terceira ou quarta dose: RG, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação.

Horário e datas:

- 8h às 12h30;
- De 9 a 13 de maio

Locais de vacinação:

UBS Ana Maria Moraes
UBS Guanabara
UBS Nova Água Lindas
UBS Júlia Seffer
UBS Águas Brancas
UBS Ananindeua Centro
UBS Guajará 1
UBS Distrito Industrial
UBS Paulo Frota
UBS Cristo Redentor
UBS Warislândia
UBS Nova Zelândia
UBS Jaderlândia
UBS Coqueiro
UBS Ariri
UBS Una
UBS Jardim Nova Vida
UBS Águas Lindas
UBS PAAR
UBS Roraima-Amapá
UBS Icuí
UBS Atalaia
UBS Celso Leão
UBS Saré
UBS Cidade Nova IV

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM