Árvore cai no bairro de São Brás e prefeitura diz que plantar espécie é crime ambiental

Vegetal da espécie Ficus benjamina caiu na Avenida José Bonifácio, entre Mundurucus e Conselheiro Furtado

Camila Guimarães
fonte

Uma árvore de pequeno porte caiu na tarde desta segunda-feira (3), na Avenida José Bonifácio, entre Mundurucus e Conselheiro Furtado, no bairro São Brás, em Belém. É o sétimo vegetal que cai na cidade este ano, porém, neste caso, não era uma espécie da flora urbana.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), publicou uma nota esclarecendo que o vegetal é da espécie Ficus benjamina, cujo plantio no município é proibido pela lei complementar nº 629, de 11 de dezembro de 2014. Isto porque a espécie possui raízes extremamente agressivas e, portanto, não deve ser plantada em vias públicas. O plantio é recomendado apenas para parques e jardins.

Uma equipe da Semma foi acionada para fazer o retalhamento e retirada do vegetal.

VEJA MAIS

image Queda de samaumeira: moradores levam para casa pedaços da árvore centenária
Para evitar acidentes, todo o vegetal será removido, diz Secretaria Municipal de Meio Ambiente

image Mangueira em Nazaré: Prefeitura solicita vídeos de segurança para investigar motivo da queda
Raízes da árvore sofreram corte drástico e foram cobertas com cimento, levantou a PMB

image Árvore cai e interrompe o trânsito na travessa Perebebuí nesta segunda-feira (20)
O vegetal de grande porte ficou atravessado na via, impossibilitando o tráfego de veículos no local

Sucessão de árvores caídas

Antes desta, outras seis árvores também caíram em Belém neste ano, sendo a última uma mangueira de mais de meio século no bairro de Nazaré, mais especificamente em frente ao Colégio Gentil Bittencourt. O vegetal tombou no dia 23 de março, rachando a calçada destruindo parte da grade da escola. Ninguém ficou ferido.

Três dias antes, em 20 de março, uma árvore da espécie oiti (também conhecido como oitizeiro) caiu na travessa Perebebuí, entre as avenidas Romulo Maiorana e Almirante Barroso, no bairro do Marco e, por pouco, não atingiu um veículo que estava estacionado bem próximo, na via. No mesmo bairro, dia 11, outra árvore despencou no canteiro central da avenida Romulo Maiorana.

Outro vegetal caiu no dia 14 de março, mais uma vez no bairro de Nazaré, próximo à avenida Generalíssimo Deodoro. Já no dia 6 de fevereiro, o bairro contabilizou a queda de parte de uma samaumeira centenária, localizada na Praça Santuário de Nazaré, causando grande comoção entre o público que tinha memórias afetivas ligadas à planta.

Outro registro de queda foi de uma árvore de pequeno porte tombou no Bosque Rodrigues Alves e ficou atravessada na calçada, no dia 30 de janeiro. O vegetal ficou preso em uma luminária, que amorteceu a queda, não chegando a tocar o chão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM