Árvore cai em cima de ônibus no bairro do Umarizal e interdita via
Acidente ocorreu na travessa Soares Carneiro esquina com a Rua Jerônimo Pimentel e, além de interditar a via, derrubou fios da rede elétrica

Um ônibus Geladão da linha Sacramenta-Nazaré foi atingido por uma mangueira nesta quarta-feira (23), na travessa Soares Carneiro, esquina com a rua Jerônimo Pimentel, no bairro do Umarizal, em Belém. O incidente ocorreu por volta de 12h. Com a queda, a árvore atingiu e arrebentou a fiação elétrica, interditando as vias. Motoristas precisaram subir nas calçadas para conseguir seguir trajeto no trecho, que ficou bloqueado. Ninguém ficou ferido. A pista foi liberada por volta de 20h, após a retirada da árvore e da fiação.
O motorista do coletivo, Pedro Bezerra, relatou que a árvore deu um estalo e caiu na hora em que o ônibus estava passando pela via. "Eu estava parado no sinal, que estava fechado para mim e aberto para quem seguia da rua ao lado, foi quando eu a mangueira estalou. Quando percebi, as folhas vieram arriando e eu arranquei o carro. Era umas 11h40, 11h50 quando tudo aconteceu", afirma.
VEJA MAIS
"Infelizmente, essas coisas fazem parte do dia a dia. Foi um susto. Desviei tentando livrar os passageiros de um acidente maior. O ônibus não estava muito cheio. Tinha mais ou menos trinta pessoas, mas ninguém saiu ferido. Todo mundo saiu do ônibus para seguir viagem. Foi somente susto e danos materiais", completa o motorista, ao pontuar que o veículo seria levado de volta à empresa para que as devidas manutenções fossem realizadas.
Por sorte, ninguém passava pelo local no momento da queda, ainda segundo Bezerra. E parte da mangueira ficou atravessada na via depois do incidente. "Tambén por pouco não atingiu o meio do ônibus. Senão teria quebrado o carro todinho. Chegou somente a arranhar o ônibus com alguns galhos da árvore. E, na hora do acidente, ninguém foi atingido, nenhum outro carro que passava foi batido e nenhuma pessoa passava na hora", relata.
No local, moradores do entorno ouviram o barulho da queda e disseram que ficaram muito assustados. Equipes da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) estiveram no local para orientar o trânsito no entorno. O Corpo de Bombeiros também atuou como apoio para a retirada da árvore junto a equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Para seguir com a retirada do vegetal, uma equipe da Equatorial Energia foi acionada para desligar a rede elétrica da área. Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará informou que, até às 16h27, uma equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) estava no local atuando no corte da árvore.
Em nota, Equatorial Pará informou que equipes foram direcionadas ao local para realizar a avaliação da situação e tomar as medidas necessárias - até às 16h02 desta quarta os moradores dos arredores ainda estavam com o funcionamento do serviço interrompido. "No momento, 100 clientes estão com o fornecimento de energia interrompido e após a retirada da árvore da fiação elétrica pelas equipes da Semma, as equipes da Distribuidora atuarão para normalizar o serviço, no menor tempo possível", detalha o comunicado.
A pista foi liberada completamente por volta de 20h, conforme informou a Prefeitura de Belém, por meio da Segbel. “A árvore já foi retirada da pista. Equipes da Segbel continuam atuando no local para orientar os condutores no trânsito”, comunicou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA