CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após temporal na madrugada desta quarta-feira, Belém terá mais chuvas ao longo da semana, diz Inmet

Segundo o Inmet, parte do Pará enfrenta “alerta amarelo”, que sinaliza chuvas intensas, que devem continuar nesta quinta-feira (11)

O Liberal
fonte

A semana será marcada por fortes chuvas tanto na capital paraense como nas demais regiões do estado, como aponta previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Parte do Pará enfrenta “alerta amarelo” de chuvas intensas - como o temporal que caiu na madrugada desta quarta-feira - que devem continuar ao longo desta quinta (11) e sexta-feira (12). O Instituto aponta para a presença de muitas nuvens e de pancadas de chuva forte, e com trovoadas isoladas no período da manhã e da tarde.

Já à noite, o cenário na capital deve ser de muita nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura deve variar entre 24 °C e 32°C. O previsto é que haja chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Até o domingo (14), na Região Metropolitana, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

O mesmo deve ser observado em outras áreas do interior do estado, como nas regiões do nordeste, sudeste e sudoeste paraense. Essas áreas estão sob alerta amarelo, que indica chuvas intensas e sinaliza “perigo potencial”. No total, mais de 30 municípios serão afetados pelos temporais, como Abaetetuba, Barcarena e Castanhal. O Inmet também alerta para riscos de queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Altamira em alerta

Para esta quinta-feira (11), também é esperado mais chuvas em Altamira, no sudoeste paraense. O município vem enfrentando fortes temporais nos últimos dias. Por isso, em reunião com representantes da Defesa Civil Municipal, setor Jurídico e secretarias de diversos segmentos, a Prefeitura de Altamira lançou no último dia 4 o “Gabinete de Emergências”, (4), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Segmuc).

O departamento será coordenado pela Defesa Civil, órgão atrelado à Segmuc. O objetivo é atuar de forma imediata nas áreas mais impactadas pelas fortes chuvas que prometem seguir pelo menos até o fim de maio, de acordo com monitoramentos meteorológicos. As chuvas torrenciais acumularam, na semana passada, 45 milímetros - representando 12% da chuva esperada para todo o mês de abril, segundo informações da prefeitura. Com isso, Altamira teve diversos pontos de alagamento.

Em nota, a prefeitura de Altamira informou que que deste o início do período de chuvas na cidade, vêm acompanhado de perto os problemas causadas pelas chuvas. "A Prefeitura também intensificou e agiu de forma imediata para garantir a segurança de todos os altamirenses, com a criação do ‘Gabinete de Emergências’, composto por oito secretarias e coordenadorias ligadas à administração municipal, e com os reforços do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Polícia Militar", diz a nota.

"A integração das forças foi celebrada na tarde da terça-feira, 9 de abril, na Secretaria Municipal de Segurança Pública (Segmuc), pasta responsável pelo grupo de monitoramento e assistência humanitária a famílias atingidas pelas fortes chuvas em Altamira. A Polícia Militar irá atuar como órgão de articulação, se dispondo a acompanhar ações em pontos críticos. O Corpo de Bombeiros, com a Defesa Civil de Altamira, atuará mapeando os pontos mais críticos, propensos a maiores impactos durante fortes chuvas, enxurradas ou inundações. E o exército atuará coordenando e executando operações", detalha, também, a prefeitura no comunicado.

A nota acrescenta, ainda, que "o gabinete disponibilizou um canal de atendimento direto com a população. O serviço pode ser acionado pelo WhatsApp (93) 99121-1554, e está disponível 24 horas por dia". "Por ora, de acordo com a Defesa Civil de Altamira, não existe sinalização
para decretação de situação de emergência. A orientação da coordenadoria é manter sentinela sobre o comportamento do clima e temporais. Qualquer decisão será tomada a partir de relatórios criteriosos. O principal objetivo neste momento é dar assistência a famílias mais afetadas", acrescenta a nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM