MENU

BUSCA

Missa no Grupo Liberal: padre Claudio Pighin mostra como vivenciar a mensagem da Cruz do Cristo

Celebrante ressalta a Exaltação da Cruz, ou seja, o testemunho de Jesus Cristo para levar a mensagem de Deus até a humanidade

Eduardo Rocha

Os fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo são chamados a seguir com fé a mensagem de amor revelada na Cruz. Essa prática se concretiza por meio do amor ao próximo no dia a dia. É nesse entendimento que o cristão vivencia plenamente o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior manifestação de fé do povo paraense, que neste ano ocorre em 12 de outubro, reunindo mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém para homenagear a Padroeira da Amazônia.

A reflexão foi feita neste domingo (14) pelo padre Claudio Pighin, diretor da Escola de Comunicação Papa Francisco, durante a Santa Missa realizada na sede do Grupo Liberal, no bairro do Marco, em Belém.

Mensagem da Cruz e contraste com valores do mundo

“Hoje (14), a Igreja celebra a Exaltação da Cruz. Isso parece, assim, uma palavra absurda. A Igreja exalta a Cruz, e o mundo, o que exalta? As contas bancárias, o poder, o prestígio, a diversão, etc. Isso mostra que a linguagem, as mensagens de Deus se contrapõem às mensagens do mundo. Tem uma bela diferença entre elas. Uma, a de Deus, garante a vida eterna; a outra garante somente a vida passageira, que não te liberta da morte”, destacou o padre Claudio Pighin.

Segundo o religioso, a Cruz de Jesus representou o resgate da humanidade. “Nenhum grande filósofo desta Terra soube dar uma resposta definitiva sobre a morte. No entanto, somente Deus, por meio de Jesus, transforma a morte como uma passagem de vida, vida que nunca acaba”, acrescentou.

VEJA MAIS

Círio de Vigia: fiéis tomam conta das ruas da cidade para louvar a santa padroeira
Em sua 328ª edição, o Círio reúne milhares de devotos e fiéis em geral após a missa inicial celebrada às 7h por frei Nazareno na Comunidade São Sebastião

Restauro da fachada da Catedral Metropolitana de Belém será entregue no dia 24 de setembro
Missa com arcebispo Dom Júlio Endi Akamine ocorrerá antes do ato inaugural, marcado para às 19h.

Fiéis lotam Basílica na segunda cerimônia de reabertura após reforma
Após 21 meses de reforma, fiéis puderam acessar a parte interna da Basílica Santuário de Nazaré. A programação contou com uma missa especial celebrada pelo arcebispo Júlio Endi Akamine

Círio de Nazaré e a contemplação da Cruz

Para compreender e colocar em prática a mensagem de Deus, é necessário contemplar a Cruz de Cristo. “A partir dessa contemplação, nós podemos fazer a opção de verdadeira vida, isto é, temos de nos identificar com o testemunho de Jesus”, explicou o padre Claudio Pighin.

Essa vivência se conecta diretamente ao Círio de Nazaré. “Para poder celebrar bem o Círio, precisamos pedir ajuda à Nossa Senhora para poder contemplar, se identificar com esse Jesus Crucificado. Somente esta contemplação é que te leva a uma doação para os outros, não ao egoísmo, mas, sim, a um altruísmo. É isto que nos permite ter esperança de vida eterna”, concluiu o sacerdote.