MENU

BUSCA

COP 30: UFPA inaugura nesta quarta-feira (5) trapiche onde navio do Greenpeace ficará ancorado

Trapiche Ribeirinho ‘abrigará’ navio do Greenpeace durante todo o período da COP 30

Andréia Santana | Especial para O Liberal

Um novo trapiche será inaugurado nesta quarta-feira (5) na orla da Universidade Federal do Pará (UFPA). Batizado de “Trapiche Ribeirinho”, o espaço é fruto de uma parceria entre a universidade, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e o Greenpeace, que também chega ao local na data com o navio Rainbow Warrior. A embarcação ficará ancorada na UFPA até o fim da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP).

O navio será o único a permanecer ancorada no trapiche durante o período e estará aberto para visitações no próximo sábado (8) e domingo (9), das 9h às 16h, com entrada gratuita. Com a missão de defender o planeta e amplificar as vozes das florestas, o Rainbow Warrior reforça o apelo para que líderes globais respeitem a Amazônia e adotem ações concretas em favor do clima durante a conferência.

VEJA MAIS

COP 30: Navio do Greenpeace estará aberto à visitação em Belém; conheça o Rainbow Warrior
Embarcação símbolo do ativismo ambiental poderá ser visitada gratuitamente no porto da UFPA nos dias 8 e 9 de novembro


Parque Zoobotânico do Museu Goeldi terá entrada gratuita durante a COP 30; veja horários
o Parque Zoobotânico terá uma programação especial voltada à ciência, clima e Amazônia


COP 30: calor em Belém faz governo flexibilizar ‘código de vestimenta’ para evento climático
Segundo o anúncio realizado pela organização, os participantes poderão adotar trajes mais leves durante programação


 

Após a COP, o trapiche deve servir para o funcionamento e utilização do barco elétrico da UFPA, o Poraquê, que atende estudantes, servidores da universidade e pessoas que utilizam os serviços da instituição. 

Delegação francesa já está na UFPA

Em outro trapiche, também na orla da UFPA, está atracada a caravana Iaraçu, iniciativa que celebra a cooperação científica entre França e Brasil. A embarcação partiu de Manaus (AM) e percorreu diversos municípios do Amazonas e do Pará antes de chegar a Belém, trazendo a bordo pesquisadores e cientistas estrangeiros que participarão das discussões sobre as mudanças climáticas durante a COP 30.