CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Água: entenda como a substância ajuda no funcionamento de todos os órgãos do corpo

Líquido deve ser ingerido ao longo do dia, e não apenas ao acordar, diz nutricionista

Dilson Pimentel
fonte

A água é muito importante para o funcionamento de todos os órgãos do corpo, além de transportar os nutrientes às células. Também auxilia a digestão, previne câimbras, protege o coração, melhora o funcionamento do intestino, aumenta a resistência física, regula a temperatura, lubrifica, acelera reações químicas e controla a pressão sanguínea.

E deve ser ingerida ao longo do dia, e não apenas ao acordar. É o que diz a nutricionista Vanessa Vieira Lourenço Costa, professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará. Um estudo realizado pelo National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, apontou que ingerir pouca água pode aumentar os riscos de envelhecimento precoce e doenças crônicas.

A pesquisa, publicada na revista eBioMedicine, contou com a participação de cerca de 15,7 mil pessoas entre 45 e 66 anos, que foram acompanhadas durante 25 anos.

A baixa ingestão de água reduz a sua excreção pela urina e suor, podendo trazer danos ao organismo, urina mais concentrada e de coloração mais escura por falta de hidratação favorece o crescimento de bactérias na bexiga, podendo evoluir para uma infecção urinária. A falta de água pode levar a confusão mental, o que, em idosos, é preocupante, disse Vanessa Vieira, que é doutora em Doenças Tropicais pela UFPA.

Em situações de desidratação, o corpo tenta compensar e isso pode causar estresse oxidativo, podendo ocasionar, sim, o envelhecimento precoce. Além disso, a pele precisa de água para ter mais viço.

Em indivíduos adultos, 70% do corpo é formado por água. Mas, nos idosos, pode chegar a 50%. Por isso, explicou a nutricionista, que a desidratação em idosos pode ocorrer de forma mais rápida. “Provavelmente, o idoso não irá pedir água. Então, o cuidador deve oferecer de forma periódica. Separar uma garrafa de água só para o idoso e, assim, monitorar o quanto de líquido o mesmo está ingerindo”, afirmou.

VEJA TAMBÉM:

image Estudo revela que beber pouca água pode aumentar chances de morrer mais cedo
Veja a quantidade diária de água recomendada pela Organização Mundial de Saúde

image Beber água: veja a quantidade ideal que deve ser ingerida por dia
Confira qual deve ser o consumo de homens e mulheres para manter o organismo hidratado. A quantidade varia conforme a idade e atividades praticadas pelo corpo.

Ingerir água quando se está comendo pode prejudicar a digestão

“A ingestão ideal de líquidos é de 35 ml de líquidos a cada kg de peso, portanto, é importante calcular de forma individualizada”, disse a nutricionista Vanessa Vieira. Ainda segundo ela, não se recomenda ingerir água enquanto a pessoa estiver comendo, pois pode prejudicar a digestão e interferir na absorção de nutrientes.

Os principais sintomas da desidratação são: piora da memória e raciocínio, pele ressecada, mau hálito, dor de cabeça, tontura, fraqueza, fadiga, boca seca, batimentos cardíacos acelerados, câimbras e falta de elasticidade da pele.

Se a desidratação for grave pode provocar sede intensa, ausência de urina, respiração rápida, alteração do nível de consciência, convulsões, pele fria e úmida, chegando a ficar pegajosa, pressão arterial baixa, podendo levar até à morte.

Paulo Roberto Ferreira de Souza, 46 anos, mora no bairro do Guamá. Ele conserta ventilador e ferro elétrico. Disse que bebe quatro litros de água por dia. Afirmou que sempre teve o hábito de consumir muita água. “É o costume. É por saúde mesmo”, afirmou. Paulo Roberto disse que a falta de água no organismo pode paralisar os rins. E a pessoa ter que fazer hemodiálise. “É muito sofrimento”, afirmou.

Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. Ele contou que, há muitos anos, um amigo dele morreu porque não tomava água. “Os rins paralisaram”, contou. Paulo Roberto tem uma garrafa de água e afirmou que consome o líquido a todo momento. “Toda hora. É espontâneo”, completou.

Saiba mais sobre o consumo de água

A água é muito importante para o funcionamento de todos os órgãos do corpo. E deve ser ingerida ao longo do dia, e não apenas ao acordar.

Não se recomenda ingerir água enquanto você estiver comendo, pois pode prejudicar a digestão e interferir na absorção de nutrientes

A falta de água pode levar à confusão mental

A ingestão ideal de líquidos é de 35 ml de líquidos a cada kg de peso - portanto, é importante calcular de forma individualizada

Alguns dos principais sintomas da desidratação: piora da memória e raciocínio, pele ressecada, mau hálito, dor de cabeça, tontura, fraqueza, fadiga, boca seca, batimentos cardíacos acelerados.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM