Ação da UFPA leva limpeza a praias do Mosqueiro no Dia do Mar
Projeto "Ondas de boas ações" mostra como a população pode colaborar com a limpeza das águas

Nesta terça-feira (12) celebra-se o do do mar, data para transformar, educar e sensibilizar sobre os ambientes marinhos e costeiros. A iniciativa "Ondas de boas ações", realizada pelo laboratório de monitoramento marinho e a Faculdade de oceanografia da UFPA, leva a Mosqueiro uma ação de conscientização, oficina de compostagem e exposição de poluição plástica nos rios e praias.
Sury Monteiro, diretora da faculdade de oceanografia da UFPA explica que mosqueiro foi escolhida como palco da ação, devido a proximidade com a cidade, mas também, com o oceano e afinar que a educação é para ser vivenciada diariamente.
"Realizamos ações de conscientização, por ser próximo a Belém e por ser feriado, assim podemos fazer essa troca com turista, morador, comerciante. Sobre a importância de transformar esses ambientes, cuidando", explica.
Sury ressalta que por mais que as águas que banham mosqueiro sejam pluviais, elas se conectam diretamente com o oceano e é responsabilidade de todos cuidar e preservar, pensando de maneira macro.
"A gente pensa que estamos distante do mar, por não ver a água azul. Mas o nosso mar aqui é de água doce. Nossos rios deságuam no oceano. Sofremos a incidência da maré. Temos vários serviços disponibilizados pelo rio, alimentação, comércio e transporte. Todas as ações que temos na praia, de poluição, impacta os oceanos e os organismos que vivem nele e a poluição no oceano atlântico", observou.
Os usuários em barracas próximas recebem os mais de 60 voluntários do projeto, conversam sobre educação ambiental e também entregam seus materiais.
"Essa ação é muito importante para a sensibilização ambiental de todos os usuários da praia, pois estamos em um ambiente continental conectado com o oceano. Então, as ações que nós realizamos aqui, impactam o oceano. Não somente hoje, mas todos os dias podemos ter atitudes positivas de cuidado e de transformação ambiental. Retirando o lixo, reciclando, recusando. Todos nós devemos fazer a nossa parte", conclui Sury.
A ação acontece na praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro, até às 12h. Qualquer pessoa pode participar das oficinas e prestigiar a exposição
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA