Ação da Santa Casa reforça importância do aleitamento materno
A oportunidade é para ensinar as melhores posições para amamentar e tirar dúvidas sobre os sinais de fome do bebê

Palestras e rodas de conversas são realizadas na Santa Casa de Misericórdia do Pará com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno e ajudar as mães de bebês que nascem na instituição a amamentar. A ação é feita periodicamente pelo setor de neonatologia do hospital e mostra as opções de posição para amamentar, além de tirar dúvidas sobre os sinais de fome, de boa pega no peito, etc.
Os bebês prematuros costumam nascer com dificuldades para mamar no peito, mas o leite materno é indispensável para o seu desenvolvimento, afirma a nutricionista do Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa, Vanda Marvão."O aleitamento materno atende o bebê prematuro na sua nutrição, por fornecer vitaminas, proteínas, açúcares e minerais em quantidade e qualidade necessárias. Atende na sua funcionalidade por ser de fácil digestão, respeitando a imaturidade digestiva dessa criança. E além disso, o leite materno oferece proteção para o bebê contra as infecções, por aumentar sua imunidade, pois a mãe transfere os anticorpos para esse bebê através do seu leite. Por ser espécie-específico, essa criança não corre o risco de ter intolerância ou alergia alimentar", detalha a especialista.
VEJA MAIS
A ação é realizada no ambulatório de pediatria pela equipe da 3°Etapa do Método Canguru com o apoio das nutricionistas do Banco de Leite Humano do Hospital.
A iniciativa é uma oportunidade para mães como a Jeane Barroso, que ficou famosa ao dar a luz à pequena Maitê dentro de uma lancha no trajeto Soure - Belém, a tirarem as dúvidas e se tranquilizarem sobre os cuidados com o aleitamento dos pequeninos. "A Maitê ainda está recebendo complemento no copinho e já mama. Foi muito difícil, pois ela precisou ficar internada porque nasceu prematura, mas ela já está em casa, está mamando e eu e meu esposo estamos vindo às consultas e palestras para saber como cuidar dela da melhor forma", afirma Jeane.
A equipe que atende no ambulatório da Santa Casa é composta de uma médica, duas enfermeiras e duas técnicas de enfermagem. Entre as atribuições da, desde a primeira consulta, estão as orientações às mães e familiares sobre todos os cuidados com o bebê em casa. "O foco é sempre manter a posição canguru que ajuda na regulação da respiração, a manter a temperatura ideal e ganho de peso. Orientamos também sobre o aleitamento materno exclusivo, realizamos o exame físico, e realizamos os encaminhamentos necessários para outros atendimentos e especialidade", afirma a enfermeira neonatologista Adriana Cardoso.
Serviço
Mães com dificuldades para amamentar, que tenham ou não dado a luz na Santa Casa, podem procurar o Banco de Leite da instituição para receber orientações sobre o aleitamento materno. O telefone para contato é o 4009.2311.
Os atendimentos da terceira etapa do Método Canguru funciona de segunda a sexta-feira no horário da manhã e atende a bebês prematuros de idade gestacional abaixo de 34 semanas. Por mês, a etapa realiza cerca de 200 atendimentos. O atendimento é encerrado no momento em que os bebês alcançam o peso de 2 quilos e 500 gramas, quando são encaminhados ao ambulatório do prematuro da Santa Casa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA