CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após anos de transtorno, Prefeitura anuncia obras na rotatória do 40 Horas

O investimento, com construções e alargamento de vias, visa garantir maior segurança ao pedestre e melhor segurança no trânsito

Diego Monteiro / Especial para o Ananindeua em Revista

A movimentação frenética de carros, motos, bicicletas e pedestres é um dos principais fatores para os constantes engarrafamentos na rotatória do 40 Horas, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. O trecho é um ponto de convergência entre as avenidas Hélio Gueiros, Independência e rodovia dos Trabalhadores (Arterial 5). 

Diante das diversas reclamações de quem passa diariamente pelo local, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos (MDB), anunciou em sua conta oficial do Twitter que em breve a rotatória do 40 Horas passará por obras de requalificação para melhoria do trânsito no trecho. 

“A nossa equipe fez um estudo de tráfego do local e hoje vem apresentar uma solução [...] que possa nos tirar dessa agonia de passar horas e horas esperando na rotatória do 40 Horas”, declarou o prefeito, Dr. Daniel. 

Mas enquanto as obras não começam, quem precisa passar pelo local nos horários de pico (manhã e noite) encontra dificuldades que se arrastam por anos. O mototaxista Joilson Flecha, por exemplo, explica que mesmo de moto, na maioria das vezes a melhor opção é pegar rotas alternativas. 

Há 8 anos levando e trazendo passageiros, o autônomo ressalta que quando ocorrem acidentes, a espera chega a ser de mais de três horas. “O motoqueiro tem a vantagem de passar entre os veículos. Já quem precisa do carro, em caso de acidentes, a demora pode ser bem maior”, informou Joilson. 

image O mototaxista Joilson Flecha explica que, mesmo de moto, na maioria das vezes a melhor opção é pegar rotas alternativas (Sidney Oliveira)

Esta informação é confirmada pelo promotor de vendas Naldo Souza, que usa o carro como o principal meio de transporte e de negócios. “Já aconteceu de ficar preso por muito tempo nesse trânsito. Hoje eu tento me organizar e sair bem mais cedo de casa para dar tempo de concluir os meus compromissos”, lamentou. 

Outro problema que agrava o fluxo de veículos é a grande quantidade de condutores de motocicletas e carros que tentam fugir do engavetamento usando as ciclofaixas. 

Obras na rotatória do 40 Horas 

Cientes da necessidade da realização de um projeto que auxilie e amenize o trânsito na região, a decisão de realizar a obra foi garantida após reunião do prefeito de Ananindeua e o secretário da Secretaria Executiva de Transportes (Setran), Dr. Daniel e Adler Silveira, respectivamente.

Na ocasião, ambos fecharam uma parceria entre município e Estado para garantir os trabalhos de requalificação da rotatória do 40 Horas com a avenida Independência. O investimento, com construções e alargamento de vias, visa garantir maior segurança ao pedestre e melhor segurança no trânsito. 

image Motoristas passam por teste de paciência todos os dias (Sidney Oliveira)

A segurança em questão beneficiará ciclistas como a funcionária pública Sheila Alves, que sente na pele a dificuldade de atravessar em meio ao emaranhado de carros e motos. “Todo dia é essa dificuldade. Mas com a notícia que o espaço passará por readequação, isso já me deixa mais aliviada”, disse com entusiasmo a servidora. 

De acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran), a rotatória ganhará formato vazado (que permite uma pista de tráfego rápido) e sinalização de semáforos. O trecho deve ganhar ainda calçadas e asfalto novo. 

Ainda segundo a Semutran, será criada uma área de desaceleração para que os veículos possam aguardar o momento certo para realizar o retorno, fora da pista de rolamento. A pasta informa que essa são algumas medidas que permitirão maior fluidez ao trânsito. 

image Em horários de pico, motoristas enfrentam longos engarrafamentos (Sidney Oliveira)

Frota de veículos em Ananindeua 

Com previsão para iniciar ainda este ano, em horários de menor fluxo de veículos, o maior desafio do projeto é escoar o grande número de automóveis do município. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Pará realizou um levantamento com base na quantidade de veículos nos municípios paraenses. 

De acordo com a última pesquisa, realizada em 2020, ficou constatado que na época, existiam quase 154 mil automóveis em Ananindeua. Se os dados forem comparados com o ano anterior, houve um crescimento de 5,55%, já que em 2019 o IBGE contabilizou 146 mil veículos no município.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Minha Cidade
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA